Jujuba Jóias
moda
tendências
viagens
beleza
decor
cultura
culinária
29 jul 2020

Andar na ponta do pé na infância é mais comum do que se imagina. Felizmente, na maioria dos casos, é uma condição benigna que tende a se resolver espontaneamente. Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especializada em fisioterapia neurológica, o termo médico para essa condição é marcha em pontas idiopática.

A condição é caracterizada pela falta de contato do calcanhar com o chão, na fase inicial da marcha. Normalmente, aparece durante o desenvolvimento da marcha e persiste após os dois anos de idade.

“Além disso, a marcha em pontas ocorre em crianças com desenvolvimento psicomotor normal. Essas crianças, portanto, são capazes de realizar o apoio da planta do pé no chão por completo, mas não o fazem”, comenta Walkíria.

Muito comum
A marcha em pontas idiopática tem uma incidência de 7 a 24% na população pediátrica. Muitos pais procuram ajuda especializada quando percebem que os bebês começam a andar nas pontas dos pés, sendo esse um dos principais motivos de consultas com neuropediatras.

Para Walkíria, isso é importante, pois esse padrão de marcha pode ser um sinal de algumas patologias, como paralisia cerebral, distrofia muscular ou ainda do autismo. Entretanto, a boa notícia é que na maioria dos casos não tem ligação com outras condições neurológicas.

“Outra característica importante é que a criança anda na ponta dos dois pés, ou seja, é bilateral. Para o diagnóstico, é preciso ainda que tenha uma duração superior a três meses. Assim, caso a criança ande de vez em quando, não é preciso se preocupar”, reforça Walkíria.

Curiosamente, estudos apontaram que crianças cujos pais ou familiares de primeiro ou segundo grau tenham tido esse padrão de marcha na infância, têm maior chance de desenvolver a marcha em pontas. Outro estudo mostrou ainda que é mais prevalente nas crianças com predominância da mão esquerda, ou seja, nas canhotas.

Tropeços frequentes
A origem da marcha em pontas é desconhecida, por isso é chamada de idiopática. “Mesmo sendo uma condição benigna, é preciso corrigir a marcha. A repetição do movimento pode causar dores nos membros inferiores, levar a criança a cair ou a tropeçar de forma frequente e dificultar as atividades esportivas. Nos mais velhos, pode ser ainda um motivo para o bullying na escola”, ressalta Walkíria.

“A terapia é importante, pois se a criança começa a crescer com o calcanhar no ar, pode ocorrer encurtamento do tendão de Aquiles, dos músculos posteriores do joelho e da coluna. Também pode desenvolver um padrão de marcha que leva o tronco para frente, pois quando nós levantamos a ponta do pé damos um impulso para frente”, explica a fisioterapeuta.

Defensividade tátil: uma possível causa

Mais recentemente, os especialistas têm sugerido que andar na ponta dos pés pode estar relacionado a déficits no processamento das informações sensoriais do sistema tátil. Algumas crianças desenvolvem respostas negativas ou até mesmo aversivas a algumas situações que demandam o tato.

“Cortar ou pentear o cabelo, cortas as unhas, usar roupas com etiquetas, pisar em pisos mais ásperos, andar sem calçados ou comer certos alimentos mais pastosos, por exemplo, são algumas atividades que podem ser impossíveis para essas crianças”, diz Walkíria.

Como andar na ponta dos pés pode ter ligação com o sistema de integração sensorial, umas das terapias mais usadas é a terapia de integração sensorial. “Durante as sessões são criados estímulos para as necessidades individuais de cada paciente. Costumamos usar cama elástica, rampas, balanços, túneis de tecido e escorregadores, entre outros instrumentos”, comenta a especialista.

O tratamento envolve a correção da marcha, bem como ajudar a criança a se adaptar melhor às sensações táteis.

Auxilio texto: Leda Sangiorgio ([email protected] ) / fisioterapeuta Walkíria Brunetti

Imagem: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/crianca-que-anda-na-ponta-dos-pes-quando-os-pais-devem-se-preocupar/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS

28 ago 2019

Agora seremos 5!!!! Ai meu Deussss, nem sei como começar a contar essa notícia pra vocês!!! Estou GRÁVIDA!!! Estamos tão felizes, vem aí um irmão/irmã pra Maria Antonia!!!!!! Tanta gente sempre torceu pra que tivéssemos o nosso segundo filho, sempre mandando mensagens de carinho, vocês são demais! Finalmente a nossa família vai aumentar!!! Nini e Antonio estão suuuuuper felizes com a notícia e eu mais ainda!!!!! Espero que gostem, agora vão acompanhar uma Mariah gravidinha por aqui!!!!!!! Peguei vocês de surpresa, né?

Ahhhh e não são gêmeos nãoooo rsrsrs, somos 5 contando com nossa filha peludinha, a Mila, que faz parte da nossa família!

Varias tentativas de fotos com a Mila e conseguimos uma!

Fotos: Blog da Mariah

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
17 amaram

POSTS RELACIONADOS

02 mar 2016

Quero muito voltar com os meus posts semanais sobre as fases que a Maria Antonia está passando desde que foi bebê. Mas como sei que algumas semanas não consigo cumprir este prazo, não vou prometer nada rs, mas vou me esforçar ao máximo para conseguir.

A M.A está numa fase que não tem tantas novidades como quando era bebê. Os bebês mudam por dia, por semana, e por isso eu tinha muito assunto pra falar com vocês. Agora ela está numa fase mais “mocinha”, apesar de ser um baby ainda.

É impressionante como a gente vai amando cada vez mais nossos filhos. Falar que é um amor tão grande que chega a ser inexplicável, vocês já sabem. Mas o que a gente descobre depois de ser mãe, é que ele só aumenta com o passar do tempo. Quando ela era um bebê, eu falava “não quero que ela cresça, quero ela neném pro resto da vida.” “nunca mais vai ser tão bom como neném.”. Enfim, eu e o Antonio sempre achamos que nenhuma fase seria tão boa como quando ela era bebê, mas nos enganamos, pois a cada dia que passa, achamos que fica cada vez melhor!

Gente, é impressionante! Como vai ficando bom com o tempo! Hoje já não quero mais ela neném, apesar de amar, mas quero ela como ela está. Os pais vão se apaixonando cada vez mais, é um amor sem fim, sem limites. A fase que ela está hoje, aos 2 anos e meio, está bom demais. Ela já conversa de tudo (sério, tudo e mais um pouco), brinca, sabe se expressar, faz bagunça, até a birra eu adoro kkk.

Ela começou a ir pra escola ano passado e está adorando! É um momento que os pais precisam estar super presentes. Mesmo eu viajando bastante, procuro ficar o máximo de tempo com ela. Vocês não sabem, mas sou eu que levo e busco a Maria Antonia na escola TODOS OS DIAS! Faço questão, pra mim é fundamental estar com ela nestes momentos. É o melhor momento do meu dia quando pego ela na escola e ela vem toda alegre me abraçar, ai é bom demais da conta!

A escola está sendo essencial para o crescimento dela. Todos os dias ela começa a cantar uma música nova, ou fala coisas diferentes, é muito lindo acompanhar esta evolução. Por isso, quem estiver na dúvida se coloca o filho ou não, o meu conselho é que coloque sim. Mãe fica com medo de colocá-los muito novos por causa de gripe, doenças que podem pegar na sala de aula. Mas gente, se o seu filho tem uma boa alimentação, vacinas em dia, é saudável, não tem por que ficar com medo de uma coisa que ainda nem aconteceu. Vou ser bem sincera, a M.A não teve quase nada de doenças após o início das aulas. Uma coisa que ajuda bastante é que as mães dos alunos da classe dela tem um grupo no whats app, que eu também faço parte, e quando um amiguinho está dodói, a mãe avisa ou não leva pra aula. Esta conversa e sinceridade é fundamental pra todos.

Como vocês podem ver, a foto abaixo me inspirou a fazer este post. Fiquei tão apaixonada por ela posando de modelete hahaha que pensei “preciso mostrar para as minhas leitoras urgente!”. Dito e feito! Nesse dia eu estava fotografando para o blog e ela estava perto, na hora quis fazer fotos também hahaha. A mão na cabecinha foi coisa dela kkk. Tem uma foto que ela está puxando o cabelinho, igual blogueira, não aguentooooo!

Aqui em casa eu e o Antonio amamos tirar foto e fazer vídeos dela. É tão valioso guardar estes momentos, né? O Antonio coloca tudo no computador dele para fazer vídeos dela. Já fez um lindo, com fotos desde que eu estava grávida. Agora precisamos fazer outro, né papai? Já temos materiais suficientes rs.

Eu sei que cada mãe tem o seu estilo de criação, mas o importante é todas se respeitarem!

Semana que vem eu volto! Vocês tem alguma pergunta ou assunto para o Diário de uma Mãe? Podem comentar com sugestões, eu agradeço! Beijos

Foto: Blog da Mariah

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
229 amaram

POSTS RELACIONADOS

12 fev 2016

Vocês pensam que eu fico só de pernas pro ar quando estou de férias? Nananinanão! Eu também fico trabalhando, fotografando looks e lojas, só não posto muito, mas estou sempre de antenas ligadas pra vocês.

Este post é super especial por vários motivos. Adoro estas 3 lojas, além de ser cliente, pois sempre compro coisas pra Maria Antonia lá. Toda vez que vou a Miami é visita garantida, sou encantada com este universo infantil, aliás, sempre fico mais empolgada que a Maricota dentro destas lojas kkk. Até preciso me controlar, porque a minha vontade é comprar tudo pra ela, mas esta não seria a maneira correta de educá-la né?

Enfim, tirei uma tarde sozinha para fotografar as lojas. São 3: Learning Express, Nini & Loli e Give Wink. Cada uma com o seu mix de produtos e todas são incríveis.

Learning Express: São os brinquedos mais lindos, alguns de madeira, outros com uma pegada lúdica e também tem os convencionais que a criançada ama. Esta loja eu indicaria para quem já tem filho de todas as idades. A Maria Antonia está na fase de fazer coleções de brinquedos miniaturas, então ela ama Shopkins e lá tem uma boa variedade. Tem também o famoso Plasma Car por $50, azul e rosa. No fundo da loja tem uma seleção enorme de livros, e ainda estão separados por fases, exemplo: aprendendo a ler, aprendendo a contar, aprendendo as cores, etc. Tem fantasias, lego, casinhas de bonecas e muitos brinquedos para os meninos também.

Endereço: Promenade Shops, 20335 Biscayne Blvd. Aventura.

Ps: Este Promenade Shops é um mall aberto que ficam estas duas lojas e também a Nordstrom Rack, que é a loja da Nordstrom com tudo na liquidação.

Nini & Loli: Esta é a loja perfeita para quem está grávida ou tem bebê. Lá tem tuuuudo de enxoval, todos os cremes para as grávidas, enxoval com roupinhas super fofas, berços, carrinhos de bebê, car seat e alguns brinquedos. Não é a melhor loja para brinquedos, mas a Learning Express (acima) fica simplesmente ao lado desta. Na Nini & Loli vocês também encontram acessórios para os filhos que estão iniciando na escola, tipo lancheiras, tapeware, garrafas e mil copinhos de todos os jeitos. Comprei uma garrafa térmica excelente para colocar o leite que a Maria Antonia toma de madrugada, ele mantém o leite morninho durante 12 horas (também mantém a água fresca quem quiser). Todos os produtos que tem nesta loja são de super qualidade e bem selecionados. É de surtar a cabeça gente, a grávida e a mamãe que for, pode se preparar kkk! Lá vocês também encontram toalha fralda para banho, móbiles para berço e lustres pra quarto. Nossa, ví um lustre todo cor de rosa que surtei pro quarto da M.A, queria muito, mas era final de viagem e o cartão de crédito já estava estourado hahahaha!

Endereço: Promenade Shops, 20335 Biscayne Blvd. Aventura.

Give Wink: Destas 3 lojas, a Give Wink foi a primeira que conheci. Ela fica na Miami Gardens em Aventura e é uma avenida que sempre passo quando desço pro Sul de Miami. Por isso eu sempre falava “preciso conhecer esta loja” , porque já na vitrine você pode ver que é linda e tem um zilhão de coisas legais para nossas crianças. Desta vez comprei um kit de necessaire com a inicial M.A suuuuper fofo e prático, forrado de plástico com uma estampa linda geométrica e bem colorida. Esta loja tem coisas lindas também, com o mesmo estilo da Nini & Loli, mas com uma pegada mais moderninha. Para quem mora em Miami ou quer levar pro Brasil, a Give Wink tem móveis lindos para brinquedotecas e os quartinhos dos babies. Ahhh, tem um porta laços muuuuuito legal, ele tem várias fitas de gorgurão para prender os lacinhos e você pendura o suporte na parede. Claro que esse eu comprei kkk. Vou mostrar uma foto aqui pra vocês num próximo post e depois que eu conseguir organizar todos os laços dela.

Endereço: 2451 NE Miami Gardens Dr., Aventura. 

Ufa! Espero que vocês tenham gostado! Mamães e gravidinhas, aproveitem as dicas! Beijo!

Fotos: Blog da Mariah

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
34 amaram

POSTS RELACIONADOS

Sobre a Mariah

Oiii bloguetes, sejam bem vindas (os) !!

Este é o nosso espaço, onde divido com vocês as minhas idéias, viagens, novidades sobre beleza e claro, vídeos pra lá de engraçados com dicas de cabelo, maquiagem, receitas… Tudo o que nós gostamos de saber!

O blog existe desde Outubro de 2007 e, quando comecei nessa vida de blogueira, não imaginava no que ele poderia se transformar um dia! Graças à vocês, que estão comigo todos os dias, o blog tem muitos acessos e ficou conhecido no Brasil e exterior.

Não posso deixar de mencionar um fato que sempre me faz muito feliz (muito mais do que acessos, comentários, anúncios),que é conhecer cada uma de vocês!!! Nada melhor do que fazer novas amizades, e até quem sabe, novos negócios!

Essa é a nossa casa! E vamos continuar com o nosso papinho de amigas (os)?

Beijos com carinho,
Mariah

Fale com a Mariah

Olá, bem vindos!!

Endereço para contato do Blog da Mariah:
Rua General Glicério, 870 / Centro / Araçatuba-SP / CEP: 16010-080

ou no email: [email protected]

Obrigada!!

Receba nossa newsletter

e acompanhe a Mariah nas redes sociais!

Anuncie

Tem interesse em anunciar no Blog da Mariah?
Por favor, não hesite em entrar em contato conosco no email

[email protected]

Obrigada!