Jujuba Jóias
moda
tendências
viagens
beleza
decor
cultura
culinária
23 ago 2021

Alimentos com os 5 gostos básicos do paladar humano!

A descoberta de novos gostos e texturas por meio da alimentação é atrativo para muitas pessoas que buscam experiências gastronômicas prazerosas. Para a nutricionista do Comitê Umami, Mariana Rosa, disseminar o conhecimento dos cinco gostos básicos do paladar também é despertar a consciência sobre a alimentação.

“A nossa língua possui papilas gustativas por toda parte, responsáveis por detectarem e diferenciarem os cinco gostos, visto que em cada parte manifesta-se um receptor sensorial diferente. Perceber os alimentos e as sensações é de suma importância para adotar uma alimentação mais saudável”, explica Mariana.

No mês em que é celebrado o Dia Mundial da Alimentação (16/10), a especialista apresenta os alimentos com os gostos doce, azedo, salgado, amargo e umami.

Doce

Os alimentos doces são fonte de energia e de carboidratos. Esse gosto é facilmente encontrado em frutas, vegetais, cereais, mel, chocolate, leite e derivados. Alimentos ricos em amido também proporcionam o gosto doce, como: arroz, batata, macarrão, feijão, ervilhas, farinha e amido de milho.

Azedo

Alimentos azedos são fontes importantes de vitaminas e minerais e estão presentes em frutas cítricas como o limão, abacaxi morango e demais frutas vermelhas.

Salgado

O gosto salgado está presente em alimentos que possuem o sódio de forma natural como carne, peixe, ovos, queijos e vegetais, além de alimentos fermentados como o molho shoyu e a pasta de missô. São ricos em minerais e contribuem para o amplo funcionamento do sistema nervoso central e para a saúde em geral.

Amargo

O amargo dos alimentos é normalmente encontrado em vegetais como rúcula, almeirão, alcachofra, quiabo, nabo, chicória, berinjela e alcaparra. Importantes para a digestão, pois estimulam a produção de enzimas e consequentemente o fluxo biliar.

Umami

O quinto gosto do paladar humano é o umami, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda e reconhecido cientificamente no ano 2000. Alimentos ricos em umami proporcionam o aumento da salivação e prolongamento do sabor e podem ser encontrados em carnes, peixes e frutos do mar, cogumelos, ovos, vegetais, legumes, aspargos, leite, queijos e chá-verde.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas.

Fonte: Milene Rolan ([email protected])

POSTS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

AMIGOS DA
MARIAH:

FACEBOOK

TWITTER

Sobre a Mariah

Oiii bloguetes, sejam bem vindas (os) !!

Este é o nosso espaço, onde divido com vocês as minhas idéias, viagens, novidades sobre beleza e claro, vídeos pra lá de engraçados com dicas de cabelo, maquiagem, receitas… Tudo o que nós gostamos de saber!

O blog existe desde Outubro de 2007 e, quando comecei nessa vida de blogueira, não imaginava no que ele poderia se transformar um dia! Graças à vocês, que estão comigo todos os dias, o blog tem muitos acessos e ficou conhecido no Brasil e exterior.

Não posso deixar de mencionar um fato que sempre me faz muito feliz (muito mais do que acessos, comentários, anúncios),que é conhecer cada uma de vocês!!! Nada melhor do que fazer novas amizades, e até quem sabe, novos negócios!

Essa é a nossa casa! E vamos continuar com o nosso papinho de amigas (os)?

Beijos com carinho,
Mariah

Fale com a Mariah

Olá, bem vindos!!

Endereço para contato do Blog da Mariah:
Rua General Glicério, 870 / Centro / Araçatuba-SP / CEP: 16010-080

ou no email: [email protected]

Obrigada!!

Receba nossa newsletter

e acompanhe a Mariah nas redes sociais!

Anuncie

Tem interesse em anunciar no Blog da Mariah?
Por favor, não hesite em entrar em contato conosco no email

[email protected]

Obrigada!