Jujuba Jóias
moda
tendências
viagens
beleza
decor
cultura
culinária
02 ago 2023

Sono: um aliado na perda de peso!

Quando o assunto é perder peso, a primeira coisa que a grande maioria das pessoas pensa é em diminuir a quantidade de comida e, para isso, acaba recorrendo a dietas restritivas. Porém, o processo de emagrecimento consiste em vários pilares importantes, e o sono é uma delas. Muito mais do que apenas um momento de descanso para o corpo, é um processo essencial para a saúde e bem-estar geral, já que ajuda a preservar o sistema imunológico, aumenta a capacidade de concentração e previne comorbidades, como a diabetes e a hipertensão.

“Dizer que dormir emagrece é algo que sempre gera dúvidas. O que acontece é que o sono desempenha um papel primordial na regulação hormonal, especialmente dos hormônios relacionados ao apetite. A manutenção desse equilíbrio hormonal por meio de uma quantidade adequada de sono é essencial para evitar excessos alimentares e facilitar a perda de peso sustentável.” afirma Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.

Para ajudar a entender melhor como uma noite bem dormida pode fazer toda a diferença em uma jornada de emagrecimento, o VigilantesdoPeso, eleito pelo 13º ano consecutivo como a melhor dieta, pelo ranking “Melhores Dietas 2023”, traz 5 motivos que comprovam como o descanso pode ser um importante aliado nesse processo.

Regulação dos Hormônios: O sono desempenha um papel crítico na regulação dos hormônios que controlam o apetite. Durante o descanso, nosso corpo produz a leptina, que suprime a fome, e reduz a produção de grelina, o hormônio responsável por estimular o apetite. Quando não dormimos o suficiente, a produção de leptina diminui, enquanto a grelina aumenta, levando a uma sensação aumentada de fome e maior propensão a comer em excesso.

Metabolismo Acelerado: A falta de sono está associada a uma diminuição na taxa metabólica do corpo. Nosso metabolismo se torna mais lento, quando dormimos pouco, o que significa que nosso corpo queima menos calorias ao longo do dia. Por outro lado, uma boa noite de sono ajuda a promover o funcionamento eficiente do metabolismo, auxiliando na queima de calorias e no processo de perda de peso.

Redução do Estresse e Ansiedade: Dormir bem é fundamental para reduzir os níveis de estresse e ansiedade, que muitas vezes podem levar ao ganho de peso. Em situações de estresse, o corpo libera o hormônio cortisol, que pode aumentar o acúmulo de gordura abdominal e o desejo por alimentos pouco saudáveis. Estar com o sono em dia ajuda a manter os níveis de cortisol sob controle, reduzindo a chance de ganho de peso, relacionado ao estresse emocional.

Melhora da Tomada de Decisões Alimentares: Ficar sem dormir direito pode afetar a capacidade do cérebro de tomar decisões racionais, especialmente em relação à alimentação. Estar cansado, nos faz tender a buscar alimentos ricos em calorias e açúcares para obter uma dose rápida de energia. Daí a importância de estar bem descansado, já que o cérebro resiste melhor a impulsos alimentares não saudáveis, tendendo a fazer escolhas mais conscientes e equilibradas.

Melhoria do Desempenho nos Exercícios: Uma boa noite de sono também está diretamente relacionada ao desempenho físico. Dormir bem é fundamental para ter mais energia e disposição para nos exercitar. Além disso, é neste momento que os músculos se recuperam e se fortalecem após o exercício, contribuindo para a eficácia e os resultados positivos do treinamento físico.

Além de dormir bem, contar com um programa alimentar que se adeque à sua rotina e necessidades, pode ser a chave para conquistar o peso desejado. Embasado na ciência da nutrição e comportamento, o programa VigilantesdoPeso pode ser um importante aliado neste processo, já que permite criar seu próprio plano de emagrecimento com base em seus objetivos pessoais e estilo de vida. Tendo como diferencial o oferecimento de receitas e dietas individualizadas e idealizadas, comprova que para emagrecer e conquistar suas metas, basta ter foco e equilíbrio.

Sobre a VigilantesdoPeso

A VigilantesdoPeso é a subsidiária brasileira da WeightWatchers, empresa de tecnologia líder mundial em controle de peso. Sua missão é inspirar a adoção de hábitos saudáveis que levam a perda de peso.

Fonte: Vitória ROSA BARROS ([email protected]) / Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil

POSTS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

AMIGOS DA
MARIAH:

FACEBOOK

TWITTER

Sobre a Mariah

Oiii bloguetes, sejam bem vindas (os) !!

Este é o nosso espaço, onde divido com vocês as minhas idéias, viagens, novidades sobre beleza e claro, vídeos pra lá de engraçados com dicas de cabelo, maquiagem, receitas… Tudo o que nós gostamos de saber!

O blog existe desde Outubro de 2007 e, quando comecei nessa vida de blogueira, não imaginava no que ele poderia se transformar um dia! Graças à vocês, que estão comigo todos os dias, o blog tem muitos acessos e ficou conhecido no Brasil e exterior.

Não posso deixar de mencionar um fato que sempre me faz muito feliz (muito mais do que acessos, comentários, anúncios),que é conhecer cada uma de vocês!!! Nada melhor do que fazer novas amizades, e até quem sabe, novos negócios!

Essa é a nossa casa! E vamos continuar com o nosso papinho de amigas (os)?

Beijos com carinho,
Mariah

Fale com a Mariah

Olá, bem vindos!!

Endereço para contato do Blog da Mariah:
Rua General Glicério, 870 / Centro / Araçatuba-SP / CEP: 16010-080

ou no email: [email protected]

Obrigada!!

Receba nossa newsletter

e acompanhe a Mariah nas redes sociais!

Anuncie

Tem interesse em anunciar no Blog da Mariah?
Por favor, não hesite em entrar em contato conosco no email

[email protected]

Obrigada!