Jujuba Jóias
moda
tendências
viagens
beleza
decor
cultura
culinária
21 ago 2013

Cuidados na gravidez: a preparação para engravidar!

Bloguetes, hoje estou super feliz em apresentar este post (e muitos outros que virão) sobre nutrição e cuidados com a nossa alimentação durante a gravidez. Papo vai, papo vem, convidei a Helena Kauche Ramos Borges para explicar e aprofundar um pouquinho mais neste assunto aqui no blog, já que tenho muitas leitoras grávidas ou que estão planejando engravidar. Nada mais a ver com a fase que estou passando, certo? E também, já que preciso mais tranquila essa semana para a Maria Antonia chegar, teremos um assunto beeeem importante a mais no blog! Gostaram da idéia? rssss Eu sempre estou pensando em você e me preocupo com o que conversamos aqui no blog.

Enfim, a Helena é uma fofa e estou amando todas as dicas que ela vai passar para nós. Pena que já estou na reta final, mas mesmo assim, durante a amamentação, vai valer muito a pena para mim também! Vou parar de escrever hehehehe, e deixar ela se apresentar, ok? Toda semana terá um post como esse, seguindo as fases da gestação e depois que o bebê nasce também. Cada semana um assunto! Hoje vamos falar da preparação para engravidar. O que devemos consumir? Leia logo mais!!!!!

—————————————————————————–

Oi meninas, como a Mariah esta passando por uma gravidez, ela me convidou para participar do blog com alguns posts! Meu nome é Helena Kauche Ramos Borges, bacharelanda em nutrição, e pós-graduanda em nutrição clínica, e meu foco é materno-infantil, uma área apaixonante! Acompanhar desde o momento que a mulher decide engravidar, a gestação mês a mês, o período de amamentação, os bebês que utilizam fórmulas, introdução das papas, enfim, é o assunto que mais gosto de falar e acompanhar, fase tão sonhada, é um momento mágico e de muitas mudanças que requer vários cuidados.

Se preparar para este momento é muito importante, e uma alimentação correta e equilibrada nos permite recebermos melhor nosso bebê. Vocês já devem ter ouvido falar que alimentação saudável aumenta a fertilidade tanto para nós mulheres como para os homens, fiz uma seleção dos alimentos que contribuem para a fertilidade e contêm os nutrientes essenciais para este período da preparação:

* O ácido fólico, uma vitamina do complexo B, possui inúmeros benefícios antes, durante e após a gestação, melhora a qualidade dos óvulos e do sêmen, ajuda diminuir os possíveis enjôos do início da gestação, fundamental para formação do sistema nervoso, previne má-formação congênita, diminui a queda dos cabelos, entre outros. Alimentos fontes: brócolis, espinafre, couve, rúcula, agrião, couve, almeirão, acelga, aspargo, tomate, shimeji, shitake, além da suplementação;

* Frutas cítricas são ricas em vitamina C, aumenta à absorção do ferro, ajuda na mobilidade e concentração de espermatozóides no sêmen, ameixa, acerola, laranja, morango, kiwi, limão.

* Alimentos integrais, fonte de vitamina E, fortalece útero e placenta, e também melhora a mobilidade dos espermatozóides. Grãos integrais, aveia em flocos, substituir carboidratos simples como o pão branco, arroz branco, macarrão, por integrais como arroz integral, pão integral, macarrão integral, bolachas e biscoitos integrais;

Ômega 3 e 6 são os óleos do bem. Consuma azeite, óleo de canola, salmão, linhaça e amêndoas;

Frutas secas como: damasco, ameixa, abacaxi e pêssego desidratado, oleaginosas: nozes, castanha do Pará, amêndoas, pistache, avelã são antioxidantes, e fonte também de Omega 3 e 6, (recomenda-se a ingestão diária de 2 a 3 unidades no total);

Ferro: alimentos ricos em ferro animal: carnes, aves, peixes;

* Ferro vegetal: leguminosas, feijão, grão de bico, lentilha, favorecem a ovulação, e as folhas verde-escuras, como espinafre, couve. Para ajudar na absorção do ferro consuma junto alimentos ricos em vitamina C, além da suplementação;

* Consuma leite e derivados, intercale com leite semi desnatado ou desnatado, duas vezes por semana leite integral. Sorvetes que contenham leite, são fontes de cálcio, estimula a ovulação e é um nutriente importante na formação óssea.

Uma questão que sempre gosto de esclarecer é sobre o fígado. Tenho um pouco de receio, pois é um órgão que filtra e metaboliza os tóxicos do organismo dos animais, assim como os medicamentos recebidos, e o alto teor de vitamina A presente, pode ser tóxica para o bebê, então prefiro não indicar o consumo.

Hoje falamos da alimentação na preparação para engravidar, semana que vem vamos falar um pouco sobre o primeiro trimestre! Aguardem!!!!

Ps: Helena, muito obrigada pela primeira participação no blog!!! Tenho certeza que as bloguetes vão adorar acompanhar as suas dicas, não é meninas? rssss Aliás, é um assunto ótimo para os homens que passam por aqui também, afinal, eles podem e devem ajudar suas mulheres neste momento tão especial!

Para maiores dúvidas, o email da Helena é: [email protected] .

Foto: Divulgação

266 amaram

POSTS RELACIONADOS

23 respostas

  1. Obrigada pelo post. Este ano vou engravidar e, até o momento, só estava preocupada com o peso. Agora vou pensar também na finalidade dos alimentos escolhidos. Adorei!

  2. Acabei de descobrir que estou gravida! rsrsrs
    Por favor, muitos posts!!!!! Estou bem a cima do peso, tragam bastante informações sobre isso meninas! Beijos!

  3. Oi Mariah! Oi Helena! Estou planejando engravidar em fevereiro do ano que vem, portanto, estarei ainda mais grudada no blog agora, com tantas dicas relativas à maternidade!!

    lendo este post, fiquei com dúvida: Vitamina A faz mal para o bb??? Fiquei preocupada, pois costumo tomar um complexo vitaminico pra pele, e ele é basicamente zinco, viT A, C e E !!! Devo parar???
    bjos e brigada!!!

  4. Ameiii, pois estou querendo engravidar!
    E tenho varias amigas que estão gravidas, vou repassar os post pra elas, como tenho passado os looks lindos da Mariah gravida!
    Bjs

  5. Mariah,amei esse post,estou pensando em engravidar e p mim sera suuuper útil,adoro seu blog visito ele todos os dias,vou aguardar mais posts…
    Tudo de bom p vc p M.A e sua familia..bjks

  6. Adorei o post! Pois estou pensando muito em engravidar e com sede de informações para que tudo ocorra da melhor maneira possível! Obrigada, Mariah! Obrigada Helena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

AMIGOS DA
MARIAH:

FACEBOOK

TWITTER

Sobre a Mariah

Oiii bloguetes, sejam bem vindas (os) !!

Este é o nosso espaço, onde divido com vocês as minhas idéias, viagens, novidades sobre beleza e claro, vídeos pra lá de engraçados com dicas de cabelo, maquiagem, receitas… Tudo o que nós gostamos de saber!

O blog existe desde Outubro de 2007 e, quando comecei nessa vida de blogueira, não imaginava no que ele poderia se transformar um dia! Graças à vocês, que estão comigo todos os dias, o blog tem muitos acessos e ficou conhecido no Brasil e exterior.

Não posso deixar de mencionar um fato que sempre me faz muito feliz (muito mais do que acessos, comentários, anúncios),que é conhecer cada uma de vocês!!! Nada melhor do que fazer novas amizades, e até quem sabe, novos negócios!

Essa é a nossa casa! E vamos continuar com o nosso papinho de amigas (os)?

Beijos com carinho,
Mariah

Fale com a Mariah

Olá, bem vindos!!

Endereço para contato do Blog da Mariah:
Rua General Glicério, 870 / Centro / Araçatuba-SP / CEP: 16010-080

ou no email: [email protected]

Obrigada!!

Receba nossa newsletter

e acompanhe a Mariah nas redes sociais!

Anuncie

Tem interesse em anunciar no Blog da Mariah?
Por favor, não hesite em entrar em contato conosco no email

[email protected]

Obrigada!