Jujuba Jóias
moda
tendências
viagens
beleza
decor
cultura
culinária
21 ago 2013

Cuidados na gravidez: a preparação para engravidar!

Bloguetes, hoje estou super feliz em apresentar este post (e muitos outros que virão) sobre nutrição e cuidados com a nossa alimentação durante a gravidez. Papo vai, papo vem, convidei a Helena Kauche Ramos Borges para explicar e aprofundar um pouquinho mais neste assunto aqui no blog, já que tenho muitas leitoras grávidas ou que estão planejando engravidar. Nada mais a ver com a fase que estou passando, certo? E também, já que preciso mais tranquila essa semana para a Maria Antonia chegar, teremos um assunto beeeem importante a mais no blog! Gostaram da idéia? rssss Eu sempre estou pensando em você e me preocupo com o que conversamos aqui no blog.

Enfim, a Helena é uma fofa e estou amando todas as dicas que ela vai passar para nós. Pena que já estou na reta final, mas mesmo assim, durante a amamentação, vai valer muito a pena para mim também! Vou parar de escrever hehehehe, e deixar ela se apresentar, ok? Toda semana terá um post como esse, seguindo as fases da gestação e depois que o bebê nasce também. Cada semana um assunto! Hoje vamos falar da preparação para engravidar. O que devemos consumir? Leia logo mais!!!!!

—————————————————————————–

Oi meninas, como a Mariah esta passando por uma gravidez, ela me convidou para participar do blog com alguns posts! Meu nome é Helena Kauche Ramos Borges, bacharelanda em nutrição, e pós-graduanda em nutrição clínica, e meu foco é materno-infantil, uma área apaixonante! Acompanhar desde o momento que a mulher decide engravidar, a gestação mês a mês, o período de amamentação, os bebês que utilizam fórmulas, introdução das papas, enfim, é o assunto que mais gosto de falar e acompanhar, fase tão sonhada, é um momento mágico e de muitas mudanças que requer vários cuidados.

Se preparar para este momento é muito importante, e uma alimentação correta e equilibrada nos permite recebermos melhor nosso bebê. Vocês já devem ter ouvido falar que alimentação saudável aumenta a fertilidade tanto para nós mulheres como para os homens, fiz uma seleção dos alimentos que contribuem para a fertilidade e contêm os nutrientes essenciais para este período da preparação:

* O ácido fólico, uma vitamina do complexo B, possui inúmeros benefícios antes, durante e após a gestação, melhora a qualidade dos óvulos e do sêmen, ajuda diminuir os possíveis enjôos do início da gestação, fundamental para formação do sistema nervoso, previne má-formação congênita, diminui a queda dos cabelos, entre outros. Alimentos fontes: brócolis, espinafre, couve, rúcula, agrião, couve, almeirão, acelga, aspargo, tomate, shimeji, shitake, além da suplementação;

* Frutas cítricas são ricas em vitamina C, aumenta à absorção do ferro, ajuda na mobilidade e concentração de espermatozóides no sêmen, ameixa, acerola, laranja, morango, kiwi, limão.

* Alimentos integrais, fonte de vitamina E, fortalece útero e placenta, e também melhora a mobilidade dos espermatozóides. Grãos integrais, aveia em flocos, substituir carboidratos simples como o pão branco, arroz branco, macarrão, por integrais como arroz integral, pão integral, macarrão integral, bolachas e biscoitos integrais;

Ômega 3 e 6 são os óleos do bem. Consuma azeite, óleo de canola, salmão, linhaça e amêndoas;

Frutas secas como: damasco, ameixa, abacaxi e pêssego desidratado, oleaginosas: nozes, castanha do Pará, amêndoas, pistache, avelã são antioxidantes, e fonte também de Omega 3 e 6, (recomenda-se a ingestão diária de 2 a 3 unidades no total);

Ferro: alimentos ricos em ferro animal: carnes, aves, peixes;

* Ferro vegetal: leguminosas, feijão, grão de bico, lentilha, favorecem a ovulação, e as folhas verde-escuras, como espinafre, couve. Para ajudar na absorção do ferro consuma junto alimentos ricos em vitamina C, além da suplementação;

* Consuma leite e derivados, intercale com leite semi desnatado ou desnatado, duas vezes por semana leite integral. Sorvetes que contenham leite, são fontes de cálcio, estimula a ovulação e é um nutriente importante na formação óssea.

Uma questão que sempre gosto de esclarecer é sobre o fígado. Tenho um pouco de receio, pois é um órgão que filtra e metaboliza os tóxicos do organismo dos animais, assim como os medicamentos recebidos, e o alto teor de vitamina A presente, pode ser tóxica para o bebê, então prefiro não indicar o consumo.

Hoje falamos da alimentação na preparação para engravidar, semana que vem vamos falar um pouco sobre o primeiro trimestre! Aguardem!!!!

Ps: Helena, muito obrigada pela primeira participação no blog!!! Tenho certeza que as bloguetes vão adorar acompanhar as suas dicas, não é meninas? rssss Aliás, é um assunto ótimo para os homens que passam por aqui também, afinal, eles podem e devem ajudar suas mulheres neste momento tão especial!

Para maiores dúvidas, o email da Helena é: [email protected] .

Foto: Divulgação

266 amaram

POSTS RELACIONADOS

23 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

AMIGOS DA
MARIAH:

FACEBOOK

TWITTER

Sobre a Mariah

Oiii bloguetes, sejam bem vindas (os) !!

Este é o nosso espaço, onde divido com vocês as minhas idéias, viagens, novidades sobre beleza e claro, vídeos pra lá de engraçados com dicas de cabelo, maquiagem, receitas… Tudo o que nós gostamos de saber!

O blog existe desde Outubro de 2007 e, quando comecei nessa vida de blogueira, não imaginava no que ele poderia se transformar um dia! Graças à vocês, que estão comigo todos os dias, o blog tem muitos acessos e ficou conhecido no Brasil e exterior.

Não posso deixar de mencionar um fato que sempre me faz muito feliz (muito mais do que acessos, comentários, anúncios),que é conhecer cada uma de vocês!!! Nada melhor do que fazer novas amizades, e até quem sabe, novos negócios!

Essa é a nossa casa! E vamos continuar com o nosso papinho de amigas (os)?

Beijos com carinho,
Mariah

Fale com a Mariah

Olá, bem vindos!!

Endereço para contato do Blog da Mariah:
Rua General Glicério, 870 / Centro / Araçatuba-SP / CEP: 16010-080

ou no email: [email protected]

Obrigada!!

Receba nossa newsletter

e acompanhe a Mariah nas redes sociais!

Anuncie

Tem interesse em anunciar no Blog da Mariah?
Por favor, não hesite em entrar em contato conosco no email

[email protected]

Obrigada!