Bloguetes, hoje estou super feliz em apresentar este post (e muitos outros que virão) sobre nutrição e cuidados com a nossa alimentação durante a gravidez. Papo vai, papo vem, convidei a Helena Kauche Ramos Borges para explicar e aprofundar um pouquinho mais neste assunto aqui no blog, já que tenho muitas leitoras grávidas ou que estão planejando engravidar. Nada mais a ver com a fase que estou passando, certo? E também, já que preciso mais tranquila essa semana para a Maria Antonia chegar, teremos um assunto beeeem importante a mais no blog! Gostaram da idéia? rssss Eu sempre estou pensando em você e me preocupo com o que conversamos aqui no blog.
Enfim, a Helena é uma fofa e estou amando todas as dicas que ela vai passar para nós. Pena que já estou na reta final, mas mesmo assim, durante a amamentação, vai valer muito a pena para mim também! Vou parar de escrever hehehehe, e deixar ela se apresentar, ok? Toda semana terá um post como esse, seguindo as fases da gestação e depois que o bebê nasce também. Cada semana um assunto! Hoje vamos falar da preparação para engravidar. O que devemos consumir? Leia logo mais!!!!!
—————————————————————————–
Oi meninas, como a Mariah esta passando por uma gravidez, ela me convidou para participar do blog com alguns posts! Meu nome é Helena Kauche Ramos Borges, bacharelanda em nutrição, e pós-graduanda em nutrição clínica, e meu foco é materno-infantil, uma área apaixonante! Acompanhar desde o momento que a mulher decide engravidar, a gestação mês a mês, o período de amamentação, os bebês que utilizam fórmulas, introdução das papas, enfim, é o assunto que mais gosto de falar e acompanhar, fase tão sonhada, é um momento mágico e de muitas mudanças que requer vários cuidados.
Se preparar para este momento é muito importante, e uma alimentação correta e equilibrada nos permite recebermos melhor nosso bebê. Vocês já devem ter ouvido falar que alimentação saudável aumenta a fertilidade tanto para nós mulheres como para os homens, fiz uma seleção dos alimentos que contribuem para a fertilidade e contêm os nutrientes essenciais para este período da preparação:
* O ácido fólico, uma vitamina do complexo B, possui inúmeros benefícios antes, durante e após a gestação, melhora a qualidade dos óvulos e do sêmen, ajuda diminuir os possíveis enjôos do início da gestação, fundamental para formação do sistema nervoso, previne má-formação congênita, diminui a queda dos cabelos, entre outros. Alimentos fontes: brócolis, espinafre, couve, rúcula, agrião, couve, almeirão, acelga, aspargo, tomate, shimeji, shitake, além da suplementação;
* Frutas cítricas são ricas em vitamina C, aumenta à absorção do ferro, ajuda na mobilidade e concentração de espermatozóides no sêmen, ameixa, acerola, laranja, morango, kiwi, limão.
* Alimentos integrais, fonte de vitamina E, fortalece útero e placenta, e também melhora a mobilidade dos espermatozóides. Grãos integrais, aveia em flocos, substituir carboidratos simples como o pão branco, arroz branco, macarrão, por integrais como arroz integral, pão integral, macarrão integral, bolachas e biscoitos integrais;
* Ômega 3 e 6 são os óleos do bem. Consuma azeite, óleo de canola, salmão, linhaça e amêndoas;
* Frutas secas como: damasco, ameixa, abacaxi e pêssego desidratado, oleaginosas: nozes, castanha do Pará, amêndoas, pistache, avelã são antioxidantes, e fonte também de Omega 3 e 6, (recomenda-se a ingestão diária de 2 a 3 unidades no total);
* Ferro: alimentos ricos em ferro animal: carnes, aves, peixes;
* Ferro vegetal: leguminosas, feijão, grão de bico, lentilha, favorecem a ovulação, e as folhas verde-escuras, como espinafre, couve. Para ajudar na absorção do ferro consuma junto alimentos ricos em vitamina C, além da suplementação;
* Consuma leite e derivados, intercale com leite semi desnatado ou desnatado, duas vezes por semana leite integral. Sorvetes que contenham leite, são fontes de cálcio, estimula a ovulação e é um nutriente importante na formação óssea.
Uma questão que sempre gosto de esclarecer é sobre o fígado. Tenho um pouco de receio, pois é um órgão que filtra e metaboliza os tóxicos do organismo dos animais, assim como os medicamentos recebidos, e o alto teor de vitamina A presente, pode ser tóxica para o bebê, então prefiro não indicar o consumo.
Hoje falamos da alimentação na preparação para engravidar, semana que vem vamos falar um pouco sobre o primeiro trimestre! Aguardem!!!!
Ps: Helena, muito obrigada pela primeira participação no blog!!! Tenho certeza que as bloguetes vão adorar acompanhar as suas dicas, não é meninas? rssss Aliás, é um assunto ótimo para os homens que passam por aqui também, afinal, eles podem e devem ajudar suas mulheres neste momento tão especial!
Para maiores dúvidas, o email da Helena é: [email protected] .
Foto: Divulgação
Respostas de 23
Olá! Adorei as dicas. Estou estudando sobre como me preparar para engravidar pois no próximo ano quero tentar e também ajudar outras pessoas. Ótimo conteúdo.
Amei as informações.
Parabéns pelo blog.
Visite meu blog http://www.casamentoludico.blogspot.com.br/
Olá Mariah, obrigado pelas dicas.
Ainda estou tentando engravidar…
Inclusive compartilho o convite que recebi:
https://www.facebook.com/Criogenesis/photos/a.345390108875920.81758.297715116976753/698956846852576/?type=1&theater