Jujuba Jóias
moda
tendências
viagens
beleza
decor
cultura
culinária
02 dez 2019

Dicas de alimentação saudável durante as festas de fim de ano!

Reunir familiares e amigos em volta de uma mesa repleta de comidas variadas, este é o cenário das festas de fim de ano. Doces, salgados, frituras e carnes, há opções para todos os gostos na ceia de Natal e no Réveillon.

Mas como aproveitar a comilança característica dessa época sem pôr em risco a dieta e os exercícios físicos realizados ao longo do ano? Ou até mesmo evitar uma indisposição no dia seguinte?

Conversamos com a coordenadora de Nutrição do Hospital Santa Catarina, Regina Stikan Carrijo, que listou dicas para aproveitar as festas sem comprometer a saúde. Confira:

1 – Moderação

A primeira dica da especialista é o consumo moderado. “Claro que não precisamos proibir as ceias. A regra é evitar os excessos e manter uma alimentação equilibrada nos demais dias”, afirma.

De acordo com ela, a quantidade de comida indicada varia de pessoa para pessoa. A recomendação é consumir uma porção de cada prato, sem repetições. “Assim dá para aproveitar o cardápio sem a necessidade de proibir um ou outro alimento”.

2 – Prato balanceado

Escolha carnes mais magras (como peru ou chester), sem gordura aparente, e deixe as frituras de lado. Assados e grelhados são boas opções. Prefira legumes ao invés de embutidos e acrescente saladas, que são de fácil digestão. “Não esqueça de bebidas leves e naturais, sem corantes e aditivos, que mantêm o organismo hidratado. Inclua frutas frescas, pois é uma época de variedades que agradam qualquer paladar”.

Se você for o cozinheiro, procure alternativas no modo de preparo: troque o frito pelo assado e use temperos naturais ao invés dos industrializados.

3 – Fique longe

“Alimentos gordurosos ou muito condimentados, exagerar nas bebidas alcoólicas e o excesso de açúcares, geralmente, são causadores de desconforto e mal-estar”, aponta a nutricionista.

Outra ideia que deve ser abolida é o jejum prolongado. Não comer pela manhã para se “esbaldar” na ceia pode causar distensão abdominal, desconforto digestivo, azia e enjoo.

Se você é diabético, afaste-se de açúcares e gorduras; dê preferência a alimentos ricos em fibras.

4 – Atividade física

Regina destaca que a combinação de exercícios físicos com alimentação equilibrada deve ser rotina, mas nesta época, especificamente “auxiliam na queima de excessos”.

5 – Beba com moderação

A bebida alcoólica só deve ser consumida com moderação e nunca em jejum. “É fundamental manter o organismo hidratado, pois o álcool provoca perda hídrica. Por isso, intercale com água ou suco de frutas naturais”.
Auxilio texto: João Luiz Pinho da Silva ([email protected]) / Regina Stikan Carrijo (coordenadora de Nutrição do Hospital Santa Catarina)
Imagem: https://www.unimedfortaleza.com.br/
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
2 amaram

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a Mariah

Oiii bloguetes, sejam bem vindas (os) !!

Este é o nosso espaço, onde divido com vocês as minhas idéias, viagens, novidades sobre beleza e claro, vídeos pra lá de engraçados com dicas de cabelo, maquiagem, receitas… Tudo o que nós gostamos de saber!

O blog existe desde Outubro de 2007 e, quando comecei nessa vida de blogueira, não imaginava no que ele poderia se transformar um dia! Graças à vocês, que estão comigo todos os dias, o blog tem muitos acessos e ficou conhecido no Brasil e exterior.

Não posso deixar de mencionar um fato que sempre me faz muito feliz (muito mais do que acessos, comentários, anúncios),que é conhecer cada uma de vocês!!! Nada melhor do que fazer novas amizades, e até quem sabe, novos negócios!

Essa é a nossa casa! E vamos continuar com o nosso papinho de amigas (os)?

Beijos com carinho,
Mariah

Fale com a Mariah

Olá, bem vindos!!

Endereço para contato do Blog da Mariah:
Rua General Glicério, 870 / Centro / Araçatuba-SP / CEP: 16010-080

ou no email: [email protected]

Obrigada!!

Receba nossa newsletter

e acompanhe a Mariah nas redes sociais!

Anuncie

Tem interesse em anunciar no Blog da Mariah?
Por favor, não hesite em entrar em contato conosco no email

[email protected]

Obrigada!