Agora, as dicas de restaurantes, passeios e trilhas imperdíveis em Fernando de Noronha!
Bares/ Restaurantes:
Vila dos Remédios é onde fica boa parte das pousadas, os Correios e os restaurantes bacanas, mas há variações.
– Cacimba Bistrô tel.(81)36191365 – Considerado o melhor da ilha, imperdível! Fica em uma casinha antiga e é charmoso e sofisticado. Fazer reserva para conseguir uma mesa na varanda (só tem dez).
– Xica da Silva tel.(81)36190437 – Moderninho de comida simples.
– Restaurante da Edilma tel.(81)36191237 – Tradicional com comida bem caseira. Lá, como em quase todo bar de Noronha, é servido o típico – “tubalhau”(bolinho de tubarão). Experimentá-lo é obrigatório!
– Creperia Arte & Sabor tel.(81)36191120 – Uma delícia para jantar, com crepes recheados de vários sabores. Às quintas à noite tem rodízio de sushi. Gastar um tempinho na lojinha anexa, que vende de acessórios à decoração.
Estes dois barzinhos são perfeitos para aqueles que (como eu) enlouquecem com um pôr-do-sol:
– Bar da praia da Conceição – Gente bonita e comidinhas.
– Bar Fortinho do Boldró – Fica de frente para as ruínas do forte de mesmo nome, no alto de uma falésia e de frente para o morro Dois Irmãos.
Passeios
– Planasub tel. (81)36191365 – É um equipamento para mergulho de reboque, e altamente indicado para aqueles que desejam conhecer as belezas submarinas de Noronha de um jeitinho mais “light”e têm uma certa aflição de altas profundidades e daqueles cilindros de oxigênio… O serviço fica dentro do Museu do Tubarão, e o trajeto vai do Porto de Santo Antônio até as ilhas secundárias. Uma dica para as mulheres é usar um maiô, para não correr o risco de voltar apenas com uma peça do biquíni.

– Tour de Barco tel. (81)36191328 – São três horas de passeio pelas praias do Mar de Dentro, do Porto Santo Antônio até a Ponta da Sapata. Esse passeio começa com uma voltinha pelas ilhas secundárias e segue pelas praias urbanas, até encontrar os golfinhos rotadores, na Baía dos Golfinhos. Na volta, quarenta minutos para mergulho no Sancho (mas os barcos não chegam até a praia). É lindo, mas o lugar submerso mais rico e bonito da ilha fica no Porto, onde há um navio grego que afundou em 1920, chamado Eleani Sthatathos – cheio de vida marinha.
Para os que apreciam, é possível fazer o batismo do mergulho – com direito a cilindro e tudo mais. Acho que um lugar perfeito para se aventurar a isso, não?
Trilhas
Em maior ou menor dificuldade, todas têm algo em comum – seus mirantes revelam paisagens de cair o queixo.
– Trilha dos Golfinhos – A primeira parte dessa trilha, de
– Trilha da região histórica de Noronha – Super curtinha, e não precisa nem de guia. Começa com uma subida até o Forte de Nossa Senhora dos Remédios (1937), de quando Noronha passou a pertencer aos portugueses. Dali, caímos na Vila dos Remédios, onde fica a Igreja de mesmo nome (1772). Por ali fica também o Palácio São Miguel, que foi construído pouco depois da ilha ter servido como base militar americana.
– Trilha da Esmeralda – Tem
À noite, um programa bacana para entrar no clima ecológico local, é assistir às palestras do Projeto Tamar ( tel. 81 36191171), diariamente, às 21h – saída da Vila dos Remédios. É bom lembrar que, de Janeiro a Maio, o Projeto costuma interditar algumas praias para a desova das tartarugas. Quem preferir desfrutar do agito local, pode procurar o Bar do Cachorro, na praia de mesmo nome. Lá tem música ao vivo todas as noites e forró nos fins de semana. Mais um contato, caso precisem – Nortax Táxi (81) 3619-1314. Espero que gostem! Bjos Marcela.
Trilha dos Golfinhos






