Em comemoração ao mês das noivas, chegou a hora do post para as noivas e madrinhas, com participação especial de quem entende do assunto, Constance Zahn (já conhecem o blog dela, né?)! A Cons foi super fofa e fez um “resumão” caprichado para as bloguetes que tem diversas dúvidas, como “Sou madrinha, o que vestir?” ou “Posso fazer um bolo com champagne?”. Enfim, são inúmeras as perguntas que vocês me mandaram pelo Twitter(@blogdamariah) e Facebook, por isso, esse post é a parte 1. Cons, muuuuito muito obrigada pelas dicas, tenho certeza que todas as leitoras vão amar!
Bom bloguetes, vamos ao que interessa rs?? Atenção, concentração!!!
CASAMENTO CIVIL: Para quem vai se casar apenas no civil, o que acho mais interessante é realizar o casamento civil + recepção no mesmo local. Assim, a noiva pode ter sua entrada, com vestido de noiva, bouquet… Pode-se fazer um almoço ou até mesmo o casamentão-balada. Não há regras quanto ao número de convidados, nem ao formato do evento. Se for de dia, um vestido curto com voilette fica um charme!
Foto: Brides.com
BOLO & CHAMPANHE: O convite comunica que “após a cerimônia, os noivos recebem para um brinde” no local determinado. Lá, deve haver o bolo, claro, mas também pode haver uma linda mesa de doces, bem decorada. Um pouco de música torna tudo mais agradável. E um pequeno discurso (dos noivos ou dos padrinho) acompanha muito bem o brinde!
Nº DE PADRINHOS: O número de padrinhos sempre gera muitas dúvidas porque, normalmente, os noivos têm turmas grandes e querem convidar bastante gente. Há quem convide apenas os irmãos e as irmãs (quando são muitos os amigos, é mais fácil ficar só entre familiares), há quem coloque 10 casais de cada lado… O importante é analisar o número de pessoas x o tamanho do altar, para que os padrinhos não fiquem espremidos! Os cônjuges nunca devem ser separados (se convida o amigo para padrinho, sua esposa deve lhe acompanhar como madrinha), mas não há a mesma obrigação em relação a namorados. E uma “moda importada” dos EUA é de separar mulheres de um lado e homens do outro. Nesse caso, não há a obrigatoriedade de se formar casais – normlamente, são as melhores amigas dela e os melhores amigos dele.
ROUPA DAS MADRINHAS: Normalmente, a noiva dá as orientações: se quer curto ou longo (normalmente, é longo), se pode haver repetições de cores ou não, se o preto é proibido (normalmente é!)…. e se gostaria de nuances da mesma cor ou a exatamente mesma cor. Nos últimos dois casos, entretanto, é preciso ter o maior cuidado, pois é muito delicado querer “impor” alguma coisa às madrinhas, já que elas terão de pagar pelo seu próprio vestido. E aquela regrinha do “não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você” faz o maior sentido aqui! Pense bem: se você fosse madrinha e a noiva pedisse para você usar azul, mas você de-tes-ta azul, não ficaria super chateada de ter que pagar caro para fazer um vestido de uma cor que não gosta e que provavelmente não vai querer usar depois?! Pois bem, por isso, quando a noiva faz questão de uma cor, deve ter muito tato para ver se as madrinhas realmente aceitam a escolha da cor! Em relação ao comprimento, normalmente madrinhas vão de longo, até mesmo em casamentos na praia e no campo.
Fotos: Vogue America
MINI WEDDING: Casamentos menores estão super na moda! Normalmente, são realizados em casa ou em restaurantes (que é uma ótima opção pela praticidade -> lugar + mobiliário + serviço + comida tudo em um lugar, só precisa ver pequenos arranjos para as mesas e os doces!). Tirando os noivos, não há regras sobre o que não pode faltar. Pode ser brunch, almoço, chá-da-tarde, jantar, balada… O interessante é que, pelo número menor de convidados, as noivas podem caprichar em mimos que talvez fossem impossíveis de se fazer em grande escala.
Ftos: Martha Stewart Weddings
ACESSÓRIOS DE CABEÇA:
Noiva glamourosa: as tiaras e pentes da Avivar (BH – http://www.avivarnoivas.com.br/); Noiva casual: as flores de tecido do atelier da minha mãe, Wanda Borges (SP – http://www.wandaborges.com.br/); Noiva fashionista: os fascinators da Barbara Heliodora (DF – http://barbaraheliodora.wordpress.com/); Noiva boho: as headbands da americana Jennifer Behr (http://www.jenniferbehr.com/).
Fotos: Divulgação e Vogue Noivas
CASAMENTO DUPLO: Ninguém melhor que a Mariah para contar sua experiência e emoção de se casar junto com a irmã! Se a nave da Igreja permitir, as noivas podem entrar juntas, com o pai no centro. Se a nave for pequena, faz-se 2 cortejos seguidos (após o fim da primeira entrada, o pai da noiva sai pela lateral e entra novamente com a segunda filha).
Meninas, já postei muitas fotos do meu casamento aqui! Em breve, coloco outras para mostrar como foi o casamento duplo rs! Mas já adianto que não existe nada mais feliz e emocionate 😉
39 Responses
Obrigada! Tinha te mandado a pergunta em relação ao convite do bolo & champagne qdo vc pediu no twitter! Thanks 😉
Constance sempre com suas dicas maravilhosas!!!!!!
casamento duplo éee muito bacana, outro dia fui a umn casamento Duplo,a felicidades dos pais das noivas era plena, mais tbm tinha a tristeza de ver duas filhas saindo de casa juntas!!!!!!!!!!!
o casamento foi maravilhoso!!!!
Mariah, preciso da sua ajuda!!
O que devo vestir em um casamento no campo (às 11h da manhã, no calor eterno de Pernambuco), de uma noiva que quer uma festa “simples” mas que é de uma família super tradicional…
Beijos!! Ser sua bloguete é uma das partes felizes do meu dia!!
Oi Mariah, adorei as dicas, realmente a Constance e a nossa Martha Stewart… Estou esperando as dicas da parte 2…
Queria saber se pode vestido longo (mas simples) com voilette em mini wedding ou casamento civil de dia…
Quanto ao caso da Renata, concordo com sua idéia de evitar confusão com a madrinha… Depois, ninguém vai lembrar deste episódio… So do amor de vocês…
Um beijo,
Ivy
Mariah, adorei a dica!!! Parabéns, já dei uma fuxicada no site, já baixei a planilha de orçamento, a parte de beleza tb tá ótima!!!
Pode continuar com essas dicas maravilhosas!! beijãoo