Jujuba Jóias
moda
tendências
viagens
beleza
decor
cultura
culinária
04 jun 2021

Mitos e verdades sobre os cabelos e o uso do secador, prancha e babyliss!

A rotina de beleza feminina nem sempre é tão simples e, em alguns momentos, pode estar cercada de mitos e verdades. Com o grande acesso à informação e a velocidade com que ela se dissemina hoje em dia, é importante estar sempre atento às recomendações de um especialista para não correr o risco de aderir a procedimentos que possam, de alguma forma, prejudicar os cabelos.

De acordo com a médica dermatologista consultora de Philips, Dra. Judith Cavalcante, existem muitos mitos em relação aos cabelos que são popularmente conhecidos mas não correspondem à realidade.. “Por isso, fique alerta aos cuidados diários, ao excesso de química nos fios e até mesmo, ao uso dos aparelhos de secagem e modelagem dos fios. A moderação e a tecnologia podem ser grandes aliadas para um cabelo bonito e saudável”, explica a especialista.

Pensando em esclarecer essas dúvidas, a médica listou os principais mitos e verdades ouvidos no consultório a respeito dos fios de cabelo e do uso de sacador, prancha alisadora e modelador de cachos. Confira!

• Aparelhos muito quentes prejudicam os fios. VERDADE

Aparelhos antigos, de má qualidade ou sem manutenção podem aquecer a temperaturas que queimam os fios, podendo gerar até tonsura (quebra) imediata. Escolha dispositivos com controle de temperatura, de preferência de maneira personalizada, e esteja atenta à sua manutenção.

• Dormir de cabelo molhado faz mal para os fios! VERDADE

Ao dormir com os cabelos molhados, nós contribuímos para a proliferação de fungos e bactérias através da umidade e do calor. Além disso, os fios molhados ficam mais frágeis e são mais suscetíveis à quebra pelo atrito com fronhas e lençóis durante o sono. Opte pela secagem natural dos fios sempre que possível ou use secador após remover o excesso de água com uma toalha.

• Usar o secador próximo ao cabelo não faz mal! MITO

A proximidade do aparelho com os fios intensifica o dano térmico prejudicando a saúde dos cabelos. A recomendação é usar o secador moderadamente e sempre com um distanciamento de cerca de 20 cm entre o bocal do secador e a superfície do cabelo. E, sempre que puder, opte pelo uso de aparelhos que tenham controle de temperatura para evitar prejudicar a saúde e hidratação do cabelo.

• Cabelo oleoso não precisa fazer hidratação! MITO

A oleosidade provém do couro cabeludo e não propriamente dos fios, por isso é preciso adequar a frequência de limpeza e os produtos utilizados para lavagem e hidratação de acordo com a necessidade de cada cabelo. Isso varia com as características do couro cabeludo, fibra capilar, uso de química e até mesmo dos hábitos diários como atividade física, rotina profissional, entre outros.

• A prancha alisadora ajuda na secagem do cabelo! MITO

Como o nome do produto já diz, a prancha alisadora tem como objetivo alisar os fios e não secá-los. Por isso, só utilize o aparelho após o cabelo estar seco. Além disso, evite passá-la várias vezes na mesma mecha, opte por passar uma única vez para evitar o superaquecimento da haste capilar, devagar, porém sem deixar muito tempo na mesma área,.

• É preciso usar protetor térmico antes do modelador de cachos! VERDADE

É muito importante aplicar protetor térmico no cabelo, em mechas, antes do uso do modelador de cachos, assim como da prancha e do secador. O produto agirá como uma barreira de proteção evitando o comprometimento da saúde dos fios e sua hidratação natural.

• Usar o cabelo preso por muito tempo quebra os fios! VERDADE

Usar os cabelos presos de maneira muito apertada, com elásticos, fivelas e grampos inapropriados e por muito tempo pode arrancar ou quebrar os fios. Essa tração repetida pode inclusive gerar um tipo de queda de cabelo, chamada alopecia de tração. Dê preferência a elásticos envoltos por tecido (“scrunchies”), evite peças metálicas, e prenda os fios de maneira mais frouxa. Tranças também são uma excelente opção.
Sugestões Philips de produtos:
Modelador Philips Autocurler Prestige (BHB878)
Secador de Cabelos Philips Prestige (HP8281)
Prancha Alisadora Philips Prestige (HP8372)
Fonte: Lane Vilas Boas ([email protected]) / médica dermatologista consultora de Philips, Dra. Judith Cavalcante

POSTS RELACIONADOS

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

AMIGOS DA
MARIAH:

FACEBOOK

TWITTER

Sobre a Mariah

Oiii bloguetes, sejam bem vindas (os) !!

Este é o nosso espaço, onde divido com vocês as minhas idéias, viagens, novidades sobre beleza e claro, vídeos pra lá de engraçados com dicas de cabelo, maquiagem, receitas… Tudo o que nós gostamos de saber!

O blog existe desde Outubro de 2007 e, quando comecei nessa vida de blogueira, não imaginava no que ele poderia se transformar um dia! Graças à vocês, que estão comigo todos os dias, o blog tem muitos acessos e ficou conhecido no Brasil e exterior.

Não posso deixar de mencionar um fato que sempre me faz muito feliz (muito mais do que acessos, comentários, anúncios),que é conhecer cada uma de vocês!!! Nada melhor do que fazer novas amizades, e até quem sabe, novos negócios!

Essa é a nossa casa! E vamos continuar com o nosso papinho de amigas (os)?

Beijos com carinho,
Mariah

Fale com a Mariah

Olá, bem vindos!!

Endereço para contato do Blog da Mariah:
Rua General Glicério, 870 / Centro / Araçatuba-SP / CEP: 16010-080

ou no email: [email protected]

Obrigada!!

Receba nossa newsletter

e acompanhe a Mariah nas redes sociais!

Anuncie

Tem interesse em anunciar no Blog da Mariah?
Por favor, não hesite em entrar em contato conosco no email

[email protected]

Obrigada!