Jujuba Jóias
moda
tendências
viagens
beleza
decor
cultura
culinária
21 jul 2021

3 dicas para preparar o chá ideal!

Com a chegada dos dias frios, a procura por formas diferentes de se aquecer aumenta, principalmente quando o assunto é o nosso paladar. Pensando nisso, o sommelier de chás, Benício Coura, cofundador da Chá Dō, curadoria especializada em chás e acessórios desta bebida milenar, separou algumas dicas para te ajudar a preparar o chá em casa.

Segundo o especialista, a primeira coisa que o consumidor precisa saber é que nem tudo o que chamamos de chá é realmente chá.

Benício explica que “O chá é, etimologicamente, a infusão das folhas e dos brotos da planta Camellia sinensis”. A preparação do chá, ou seja, da Camellia sinensis, pode ser a partir de uma infusão – processo de imersão da folha do chá na água quente, ou maceração – imersão da folha do chá na água em temperatura ambiente. No Brasil, os chás derivados desta planta são conhecidos como ‘chás especiais’, e possuem grandes benefícios para a saúde e bem-estar de quem consome”. O especialista pontua que a planta tem origem milenar, possui 6 variações (famílias) e que outras infusões com ervas, frutas e especiarias são categorizadas como tisanas.

“Muitas embalagens em sachês, compradas normalmente no supermercado, não são chás da Camellia sinensis e muitas vezes não são puros. Boa parte são, na verdade, tisanas, que também amamos, como as de frutas vermelhas, camomila, ou hortelã, ou têm misturas na sua composição e, por isso, são chamados de ‘blends’, que oferecem outras variedades de sabores e aromas. É importante o consumidor saber diferenciar e escolher, com clareza, a bebida que deseja tomar. Além disso, os chás em sachê, em geral, perdem em nutrientes, aromas e sabores quando comparados aos chás de folhas soltas, a granel, devido à excessiva fragmentação dos pedaços inclusos no sachê”, conta.

O sommelier trouxe informações essenciais para apreciar a bebida e realizar a melhor escolha para acompanhar estes dias frios que chegam no país. Desde o preparo até a melhor forma de servir a bebida no dia a dia. Confira as principais dicas que o especialista trouxe:

1 – Entenda o chá como um ritual – Para ter uma boa infusão, é necessário entender os processos de preparação da bebida. Sendo assim, o especialista explica que “é importante ter em mente que preparar o chá contempla seis elementos vitais, como a temperatura da água, quantidade e qualidade do chá e da água para o preparo, tempo da infusão, espaço para as folhas do chá se hidratarem e os acessórios para preparar e tomar o chá, como bules, garrafas, infusores, xícaras e copos”.

2 – Confira as características de cada folha – Coura traz que uma dica importante para preparar o chá é entender as suas particularidades. Por exemplo, “chás verdes”, no geral, exigem temperaturas mais baixas para o seu preparo, variando entre 60ºC e 75ºC. Já os chás pretos precisam de temperaturas mais altas para alcançar o ponto ideal na infusão, normalmente a temperatura na casa dos 80ºC a 95°C. E assim, entendendo as características, é possível determinar o tempo de infusão, que também varia de acordo com o paladar de cada pessoa.” conta o especialista.

3 – Explore as possibilidades – A chegada do frio também é um convite para explorar as possibilidades com a bebida. A Chá Dō traz uma seleção exclusiva de receitas para encarar os dias gelados. “Aqui no Brasil nós entendemos que o chá é apenas uma bebida a ser tomada quente, mas existem outras formas de consumo, como através de sobremesas, bebida gelada e outras preparações que podem ter o chá como matéria-prima”, reforça o sommelier.

 

Sobre a Chá Dō

Criada em 2020, a Chá Dō é uma curadoria especializada em chá, acessórios e treinamentos.

Fonte: Fernanda Simplicio ([email protected])

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

POSTS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a Mariah

Oiii bloguetes, sejam bem vindas (os) !!

Este é o nosso espaço, onde divido com vocês as minhas idéias, viagens, novidades sobre beleza e claro, vídeos pra lá de engraçados com dicas de cabelo, maquiagem, receitas… Tudo o que nós gostamos de saber!

O blog existe desde Outubro de 2007 e, quando comecei nessa vida de blogueira, não imaginava no que ele poderia se transformar um dia! Graças à vocês, que estão comigo todos os dias, o blog tem muitos acessos e ficou conhecido no Brasil e exterior.

Não posso deixar de mencionar um fato que sempre me faz muito feliz (muito mais do que acessos, comentários, anúncios),que é conhecer cada uma de vocês!!! Nada melhor do que fazer novas amizades, e até quem sabe, novos negócios!

Essa é a nossa casa! E vamos continuar com o nosso papinho de amigas (os)?

Beijos com carinho,
Mariah

Fale com a Mariah

Olá, bem vindos!!

Endereço para contato do Blog da Mariah:
Rua General Glicério, 870 / Centro / Araçatuba-SP / CEP: 16010-080

ou no email: [email protected]

Obrigada!!

Receba nossa newsletter

e acompanhe a Mariah nas redes sociais!

Anuncie

Tem interesse em anunciar no Blog da Mariah?
Por favor, não hesite em entrar em contato conosco no email

[email protected]

Obrigada!