Jujuba Jóias
moda
tendências
viagens
beleza
decor
cultura
culinária
28 jun 2021

Shampoo a seco: como usar e para que serve?

A tricologista Viviane Coutinho explica as vantagens e desvantagens do uso deste produto
Quando falamos de higienização capilar, o processo tradicional é lavarmos os cabelos com água, shampoo, condicionador e outros produtinhos que as madeixas têm direito. Mas em dias corridos, nos quais não damos conta de tomar um banho mais demorado e dedicarmos tempo a rituais de beleza, a solução pode estar em um tubo de shampoo a seco.
A tricologista Viviane Coutinho, que comanda um consultório especializado em cuidados capilares e é membra-docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), explica como funciona o produto.
“É uma substância em pó, liberada em forma de spray, que parece com aqueles fixadores de penteados, mas que é capaz de revitalizar a aparência e melhorar o odor dos fios. Seus componentes, como o amido de alumínio octenilsuccinato, absorvem boa parte da gordura do cabelo”, conta. “Seu uso é comum especialmente durante o inverno – já que, com o clima frio, as pessoas tendem a lavar os fios com menos frequência do que no verão.”
Apesar de ser uma ajuda mais do que bem-vinda ocasionalmente, o uso do shampoo a seco não deve se tornar rotina, de acordo com a especialista.
“O efeito costuma durar algumas horas. É aquele recurso que te salva quando não dá para lavar os fios, mas não substitui a lavagem tradicional de maneira alguma. Apenas serve para dar aquele help em ocasiões de emergência. Aliás, quando se utiliza o produto em excesso, ele pode até mesmo prejudicar a saúde dos fios”, afirma.
Por conta disso, a aplicação desse produto não é indicada para quem já tem caspa ou lesões no couro cabeludo, pois o quadro pode se agravar.
“Não é interessante utilizar se a pele do couro cabeludo não estiver saudável para evitar irritações e alergias, principalmente quando há descamação ativa”, descreve. Isso porque, ao aplicar o pó na cabeça, é necessário esfregar com toalha para remover as partículas esbranquiçadas do produto. Caso o uso seja feito da maneira errada, é possível obstruir os poros e causar inúmeros problemas.
“O couro cabeludo é um captador de sujeira, poluição, resíduos de cosméticos. Portanto, a remoção desse combo precisa acontecer para que não haja um desequilíbrio da microbiota na região”, descreve.
Apesar dessa contraindicação, o shampoo a seco é democrático e pode ser aplicado em todos os tipos de cabelos – sejam eles lisos, ondulados, cacheados, crespos, naturais, grisalhos, tingidos ou alisados.
“É possível usar uma vez por semana, já é um número aceitável. Porém, é preciso saber que a sua função é apenas paliativa e que logo será preciso lavar os fios com produtos específicos”, destaca. Após o uso, pode ser necessário apostar em produtos com agentes de limpeza mais potentes.
“Algumas substâncias naturais, como o óleo essencial de melaleuca e lavanda, são ótimos para essa finalidade. Em alguns casos, o shampoo anti-resíduos também pode ser excelente”, completa.
Fonte: Thiago Freitas ([email protected])

POSTS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

AMIGOS DA
MARIAH:

FACEBOOK

TWITTER

Sobre a Mariah

Oiii bloguetes, sejam bem vindas (os) !!

Este é o nosso espaço, onde divido com vocês as minhas idéias, viagens, novidades sobre beleza e claro, vídeos pra lá de engraçados com dicas de cabelo, maquiagem, receitas… Tudo o que nós gostamos de saber!

O blog existe desde Outubro de 2007 e, quando comecei nessa vida de blogueira, não imaginava no que ele poderia se transformar um dia! Graças à vocês, que estão comigo todos os dias, o blog tem muitos acessos e ficou conhecido no Brasil e exterior.

Não posso deixar de mencionar um fato que sempre me faz muito feliz (muito mais do que acessos, comentários, anúncios),que é conhecer cada uma de vocês!!! Nada melhor do que fazer novas amizades, e até quem sabe, novos negócios!

Essa é a nossa casa! E vamos continuar com o nosso papinho de amigas (os)?

Beijos com carinho,
Mariah

Fale com a Mariah

Olá, bem vindos!!

Endereço para contato do Blog da Mariah:
Rua General Glicério, 870 / Centro / Araçatuba-SP / CEP: 16010-080

ou no email: [email protected]

Obrigada!!

Receba nossa newsletter

e acompanhe a Mariah nas redes sociais!

Anuncie

Tem interesse em anunciar no Blog da Mariah?
Por favor, não hesite em entrar em contato conosco no email

[email protected]

Obrigada!