Jujuba Jóias
moda
tendências
viagens
beleza
decor
cultura
culinária
28 maio 2021

5 cuidados fundamentais c/ os cabelos durante os exercícios físicos!

As atividades físicas são fundamentais para promover saúde e bem-estar ao corpo, sendo o caminho eficaz para evitar o sedentarismo. Durante a pandemia do coronavírus, os exercícios caseiros ganharam uma importância ainda maior, já que as pessoas se sentiram isoladas em casa por conta da quarentena e lockdown sem poderem frequentar a academia.

No entanto, muita gente esquece de cuidar dos cabelos durante o treino e isso pode acarretar diversos problemas no couro cabeludo e na fibra capilar.

“Com a flexibilização da pandemia em diversos estados, estamos retornando com atividades físicas ao ar livre, por exemplo, uma  prática que aumenta muito a qualidade de vida e é super importante. Mas os nossos cabelos por vezes sofrem com o mau gerenciamento de limpeza, hidratação, proteção, entre outros aspectos”, afirma a tricologista Viviane Coutinho.

A profissional aponta cinco truques eficazes para manter os fios saudáveis e protegidos. Ela lista a seguir:

1 – Prenda os cabelos sem tensioná-los

Antes de começar o exercício, prenda os cabelos em rabos de cavalo e coques, mas sem tensionar os fios. “Além de facilitar a própria prática da malhação, também é uma opção mais segura, pois com os cabelos presos, não há o risco das mechas se enroscarem em algum aparelho ou equipamento de ginástica”, comenta.

Evitar a tração dos fios é importante para a saúde capilar. Portanto, a profissional não recomenda penteados muito repuxados. “Pode surgir a alopecia, uma formação de falhas no couro cabeludo, principalmente na região das têmporas, da franja, nuca e também atrás das orelhas. Escolher um prendedor que não machuca e agride a fibra capilar também é importante. Prenda o cabelo de forma mais frouxa, para que não danifique os fios”, recomenda.

2 – Aplique produtos com proteção 

Ao praticar treinos na piscina, no mar e ao ar livre, é essencial aplicar produtos que protejam os fios de possíveis danos. “Escolha um leave-in que tenha proteção, por exemplo, e finalizadores e máscaras que cuidam do cabelo quando ele entra em contato com cloro e água salgada”, pontua.

“Esse produto cria uma película protetora, selando os fios. A proteção reflete os raios do sol, impedindo que a luz extraia a umidade natural do cabelo.”

3 – Use chapéus e bonés

Se você ficar exposto ao sol, também é essencial usar um chapéu durante o exercício. “Atualmente, já temos opções de chapéus e bonés próprios para atividades físicas, que apresentam uma ventilação melhor no couro cabeludo. Vale a pena investir”, garante a tricologista.

4 – Higienize o couro cabeludo

O ideal é higienizar o couro cabeludo depois de cada treino – e isso vale para quem malha diariamente.

“Muitos pacientes me perguntam se basta secar o cabelo com secador para tirar o suor e, na sequência, ir trabalhar, por exemplo. Mas não é a opção mais indicada. Não é bacana quando o suor se acumula no couro cabeludo, dificulta a transpiração e ocasiona acúmulo de sujeira e produtos”, acrescenta Viviane.

5 – Mantenha um cronograma capilar de tratamentos

Quem faz exercícios todos os dias, e, por consequência, lava os fios diariamente, pode sentir que os fios estão mais ressecados. Mas o problema não é o aparente excesso de limpeza. Segundo a profissional, o motivo é o mau gerenciamento dos cosméticos de sua rotina capilar.

“Escolhendo os produtos corretos, você devolve nutrientes importantes, o que ajuda muito na qualidade do seu fio. Manter um cronograma específico, respeitando as necessidades do seu cabelo, também é essencial nesse resultado final. Não deixe de malhar, apenas aprenda a administrar os cuidados capilares com a atividade física”, finaliza.

Pauta: Thiago Freitas ([email protected]) / tricologista Viviane Coutinho

POSTS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

AMIGOS DA
MARIAH:

FACEBOOK

TWITTER

Sobre a Mariah

Oiii bloguetes, sejam bem vindas (os) !!

Este é o nosso espaço, onde divido com vocês as minhas idéias, viagens, novidades sobre beleza e claro, vídeos pra lá de engraçados com dicas de cabelo, maquiagem, receitas… Tudo o que nós gostamos de saber!

O blog existe desde Outubro de 2007 e, quando comecei nessa vida de blogueira, não imaginava no que ele poderia se transformar um dia! Graças à vocês, que estão comigo todos os dias, o blog tem muitos acessos e ficou conhecido no Brasil e exterior.

Não posso deixar de mencionar um fato que sempre me faz muito feliz (muito mais do que acessos, comentários, anúncios),que é conhecer cada uma de vocês!!! Nada melhor do que fazer novas amizades, e até quem sabe, novos negócios!

Essa é a nossa casa! E vamos continuar com o nosso papinho de amigas (os)?

Beijos com carinho,
Mariah

Fale com a Mariah

Olá, bem vindos!!

Endereço para contato do Blog da Mariah:
Rua General Glicério, 870 / Centro / Araçatuba-SP / CEP: 16010-080

ou no email: [email protected]

Obrigada!!

Receba nossa newsletter

e acompanhe a Mariah nas redes sociais!

Anuncie

Tem interesse em anunciar no Blog da Mariah?
Por favor, não hesite em entrar em contato conosco no email

[email protected]

Obrigada!