Jujuba Jóias
moda
tendências
viagens
beleza
decor
cultura
culinária
16 maio 2012

Aula de culinária em casa!

Bloguetes, ontem o dia foi de me aventurar na cozinha! Como disse no post abaixo, contratei a chef de cozinha Carolina Perez para me ensinar algumas coisas, já que sou e sempre fui zero à esquerda como cozinheira (só quero saber de doces, vocês podem ver pelo Mariah TV, né? rs). A Carol, além de ensinar algumas receitas em casa, ela também me levou no supermercado e lá fizemos uma compra bem focada para as nossas receitas. Aproveitamos para falar sobre legumes, frutas, carnes, produtos enlatados, etc. Adorei saber de novas marcas e produtos que vou passar a comprar. Chef de cozinha tem uns truques legais e eles sabem das coisas, viu?

Estou super ansiosa e não quero esperar até as minhas gravações dessas receitas ficarem prontas! Hummm, tem uma melhor que a outra! O foco do nosso dia de chef era fazer pratos rápidos, diferentes e saborosos. Como eu não tenho funcionária que dorme a noite, eu e meu marido temos dificuldade de cozinhar coisas rápidas e saudáveis. A gente sempre acaba optando pelo sandubão na rua hahaha! Mas preciso de uma alimentação mais saudável e essas receitas caíram como uma luva! Atenção, concentração!!!!!!!!!

Prato 1: Velouté de abóbora com gengibre.

1/2 kg abóbora Paulista; 2 dentes de alho; 1/2 cebola picadinha sal e azeite (a gosto); 1 colher de curry (faz toda a diferença); Um pedaço de 4 cm de gengibre picado; 1 xícara de leite; 1 xícara de creme de leite fresco; 1 colher de requeijão e bacon para decorar.

Modo de fazer: Primeiramente faça um purê com a abobora paulista (descasque, corte em cubos, leve para ferver e quando estiver macia triture com o mixer e peneire). Refogar em azeite a cebola, o alho e o gengibre para “soltar o sabor. Coe o azeite. Leve o purê da abobora em uma panela aquecida, junte o leite e o creme de leite e cozinhe. Tempere com o azeite aromatizado com gengibre e acerte o sal.

Para finalizar: coloque 1 colher (sopa) de requeijão no centro e croutons de bacon.

Prato 2: Cuscuz marroquino com medalhão de salmão e salada de alface.

1 xícara de caldo de legumes; 1 xícara de cuscuz marroquino; 1 pera sem casca e picada; 2 colheres de azeite de oliva; 4 colheres de nozes picada; 4 tomates cereja picado; 1 colher pequena de curry; 4 medalhoes de salmão bem temperado e apimentado (é só passar no azeite com sal e pimeita); Folhas verdes Baby; Azeite aromatizado com Molho Shoyo e Gengibre; Sal e ervas a gosto.

Modo de fazer: Ferva o caldo de legumes. Junte o cuscuz e deixe hidratar. Em um Bowl à parte, junte as ervas picadinha, a pera, as nozes e o tomate e tempere com sal e 1 colher de curry. Adicione o cuscuz já hidratado, a outra colher de curry e misture bem. Regue com mais azeite, se desejar. Tempere as folhas verdes com o azeite aromatizado e sal. Frite os medalhoes de salmão em uma frigideira antiaderente bem quente e com tampa.

Prato 3: Mini morangas com recheio de carne seca desfiada.

6 mini morangas; 2 colheres de azeite de oliva; 1/2 cebola bem picada; 1 abóbora  paulista pequena para fazer um purê; 1 colher bem cheia de requeijão; 1 dentes de alho amassado; 1 pacote de Carne Seca (marca Vapza); manteiga a gosto; salsinha picada a gosto; pimenta moída a gosto; sal a gosto.

Modo de fazer: Primeiramente faça um purê com a abóbora paulista (descasque, corte em cubos, leve para ferver e quando estiver macia, triture com o mixer e peneire). Depois coloque as morangas na água fervendo e cozinhe por 15 minutos ou até que fiquem macias. Enquanto a abóbora cozinha, prepare o recheio que é bem rápido e fácil de fazer. Coloque em uma panela o azeite, o alho, a cebola e uma pitada de sal. Depois, a carne seca que já vem prontinha, o purê da abobora e a salsinha. Por último, requeijão. Corte a tampa das minis morangas, retire as sementes, passe um pouco de manteiga e sal, recheie com a carne seca. Depois leve-as ao forno por dez minutos, o resultado é sucesso na certa!!!

Ps: O detalhe do azeite em volta fez toda diferença no prato! Uma das coisas que eu mais gosto na Carol, é que ela dá um toque final e deixa tudo lindo com cara de restaurante rsrs!!!

Sobremesa: Suflê de goiabada com catupiry cremoso.

Calda de catupiry: 100 ml creme de leite fresco; 50ml de leite condensado; 100 g de catupiry.

Suflê: 4 claras; 1 pitada de sal; 250 g de goiabada pastosa.

Modo de fazer: Calda: misture o creme deleite com o catupiry e leve ao fogo em banho-maria por cerca de 10 minutos ou derreta no microondas com muito cuidando para não queimar, depois de derretido junte o leite condensado. Bata bem com um batedor de arame para ficar uma calda lisinha. Deixe esfriar bem na geladeira.

Suflê: na batedeira bata as claras. Quando começarem a ganhar volume, junte o sal e bata no ponto bem firme. Aos poucos, adicione a goiabada e misture bem. Se quiser usar goiabada tipo cascão, derreta no fogo com um pouco de água até dar o ponto (deve ficar bem cremosa e firme). Divida a mistura em forminhas de louça próprias para suflê e leve ao forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 20 minutos ou até subir. Aumente a temperatura do forno no final da cocção para dourar o suflê.Retire o suflê do forno e sirva imediatamente com a calda fria.

Para terminar, uma dica de azeite que a Carol me mostrou e estou apaixonada: azeite com molho de shoyo e gengibre, faz toda diferença nesses pratos!

Nusssss, depois desse post enorme vamos pra cozinha, né? hahaha Que delícia! Estava tuuuudo maravilhoso! E não adianta, chef sabe colocar um tempero diferente em tudo! Sabe aquela comida deliciosa que a gente pensa “nossa, de onde vem esse sabor?”. Façam em casa, é super fácil! Se a Mariah fez, qualquer uma consegue fazer! Comentem aqui se gostaram das receitas! Em breve faço os vídeos, ok? Bjo!

Contato Carolina Perez: [email protected]

Fotos: Instagram Blog da Mariah

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
267 amaram

POSTS RELACIONADOS

50 respostas

  1. Gente, eu to catando gente pra dar aula em casa e pra minha empregada! Se puder ter platéia, melhor ainda! O problema é que só vejo curso em São Paulo, pedindo 100-150 reais por 3-4horas de aula o que não acho caro, até pq eles fornecem os alimentos.

    Tô aceitando propostas decentes de gente qualificada pra dar aula em casa, compras por minha conta e ainda fica apro almoço rs

    É no Rio de Janeiro, bairro Tijuca.

  2. Olá, sou chef de cozinha a 7 anos, e vi que vcs são amantes da gastronomia como eu, assim como muitas pessoas.A onde moro hj está muito difícil trabalhar no ramo, tenho muita vontade de passar meus conhecimentos para outras pessoas, tenho conhecimento de gastronomia Italiana, Brasileira, Nordestina, e molecular.Pesso a vcs c tiverem intereçe de me ajudar a ajudar outras pessoas que por favor entrem em contato.Um grande abraço e sucesso a todas.
    Vinicius Sobreira…

  3. Olá, sempre visito o blog, e adoro!! Fiz hoje, dia dos namorados essa receita da carne seca na moranga Baby, e ele amooou…fiz um primeiro prato (massa) e de sobremesa um petit gateau de doce de leite…ficou maravilhoso..ele chegou pra almoçar do trabalho e adorou a surpresa…melhor que presenta né??!! mas a Amélia aqui ficou a manhã toda cozinhando…heheh

    bjosss

  4. Obrigado pela pronta resposta!!! Amanhã vou começar a semana e testar todas suas receitas, depois te conto…
    Em um dos comments (da Carol) que ela pergunta da faixa e avental, quero dar uma dica, no Iguatemi de São Paulo no subsolo, há uma loja de uniformes, tem umas coisas legais, sempre que preciso e tenho oportunidade, compro algo, principalmente p. minha funcionária.

  5. Oi mariah, no começo do meu casamento senti mta dificuldade tb mas alguém me disse” a capacidade é filha da necessidade”, ou seja, como eu nunca orecisei cozinhar mesmo aí eu nunca aprendi hehe. Mas depois q me casei ( há 3 anos) já comprei aquela coleção da editora abril q é um livro de cada estado ( o de minas e Paraíba) são os melhores, fiz curso e fazem 1 ano e meio q estou com uma empregada q dorme em casa … Aí já viu ,né!? Eu pego as receitas das aulas q fiz e aprendemos juntas. Qual é o endereço pelos correios pq quero enviar umas receitas p vc tb! Bjo parabéns

    Luisa, vou amarrrr as receitas! Manda sim, pq estou na mesma situação que vc hahaha! É complicado, mas a gente tenta pegar o jeito, né? 😉
    Manda no endereço comercial: Rua General Glicério, 870. Centro. Araçatuba-SP. CEP: 16010-080
    Mtooooo obrigada pelo carinho!!!!
    Bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a Mariah

Oiii bloguetes, sejam bem vindas (os) !!

Este é o nosso espaço, onde divido com vocês as minhas idéias, viagens, novidades sobre beleza e claro, vídeos pra lá de engraçados com dicas de cabelo, maquiagem, receitas… Tudo o que nós gostamos de saber!

O blog existe desde Outubro de 2007 e, quando comecei nessa vida de blogueira, não imaginava no que ele poderia se transformar um dia! Graças à vocês, que estão comigo todos os dias, o blog tem muitos acessos e ficou conhecido no Brasil e exterior.

Não posso deixar de mencionar um fato que sempre me faz muito feliz (muito mais do que acessos, comentários, anúncios),que é conhecer cada uma de vocês!!! Nada melhor do que fazer novas amizades, e até quem sabe, novos negócios!

Essa é a nossa casa! E vamos continuar com o nosso papinho de amigas (os)?

Beijos com carinho,
Mariah

Fale com a Mariah

Olá, bem vindos!!

Endereço para contato do Blog da Mariah:
Rua General Glicério, 870 / Centro / Araçatuba-SP / CEP: 16010-080

ou no email: [email protected]

Obrigada!!

Receba nossa newsletter

e acompanhe a Mariah nas redes sociais!

Anuncie

Tem interesse em anunciar no Blog da Mariah?
Por favor, não hesite em entrar em contato conosco no email

[email protected]

Obrigada!