Jujuba Jóias
moda
tendências
viagens
beleza
decor
cultura
culinária
23 out 2019

Nutricionista indica três sementes poderosas para melhorar a saúde!

Desde que engravidei, estou me cuidando mais em relação a alimentação. Recebi essas dicas abaixo e quero compartilhar com vocês!

As sementes são ingredientes que, por vezes, podem passar despercebidos na dieta, mas cumprem funções importantes no nosso organismo e enriquecem a alimentação. Segundo a nutricionista Dra. Patrícia Diz, o consumo diário de uma pequena quantidade de grãos já traz vantagens para a saúde, cerca de uma colher de sopa por dia é suficiente para perceber bons resultados. 

A aveia é uma das sementes mais conhecidas, ingeri-las seja em forma de farinha ou farelo adiciona uma grande concentração de fibras à refeição. “A fibra alimentar solúvel da aveia é composta por betaglucanas e é a fibra de maior importância neste alimento, pois tem ação na redução do colesterol sanguíneo em indivíduos com colesterol alto. A aveia em farelo é a que tem maior teor de dessa fibra”, relata a especialista. 

O consumo regular também está associado à diminuição das placas de gordura no sangue que geram doenças cardiovasculares como arteriosclerose, infarto e derrame. “20 gramas por dia já é suficiente para reduzir em até 5% os níveis de colesterol e controlar as taxas de açúcar no sangue”, conta Dra. Patrícia. Por ser rica em fibras, é um excelente aliado ao bom funcionamento do intestino, diminuindo até a incidência de câncer no sistema digestivo.  

O ingrediente pode ser achado facilmente em biscoitos e barras de cereais e podem também ser consumido em mingau ou com frutas. Além das fibras, a aveia oferece grandes concentrações de vitaminas do complexo B, vitamina E, cálcio, fósforo, ferro e proteínas.

A chia faz parte da classe de alimentos funcionais por ser nutricionalmente repleta de benefícios. Entre os principais, está a diminuição de problemas de prisão de ventre, cardiopatias, câncer e outros. Nessa semente pode ser encontrado cálcio, magnésio, potássio, proteínas e vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina). Além disso, possui ômega 3, cuja ingestão  pode auxiliar na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim, o LDL e o aumento do colesterol bom, o HDL, o ômega 3 ainda possui ação anti-inflamatória.

Dra. Patrícia também ressalta a importância do grão para a hidratação. “A chia tem o poder de reter água e manter os minerais no organismo.  Quando mergulhada em água, a semente forma um gel transparente mucilaginoso, composto essencialmente de fibras solúveis, podendo ser usado em várias preparações, é ideal para o consumo de qualquer pessoa que faça atividades físicas com frequência”, conta a nutricionista.

Já o amaranto apresenta teores de fibras, vitaminas e proteínas superiores a cereais como milho, cevada, centeio e outros. Além disso, é rico em cálcio, ferro, sódio e vitaminas A e C. Este grão diminui o colesterol graças aos ácidos graxos insaturados e a vitamina E que também agem como antioxidantes.

As características nutricionais fazem com que o amaranto possa atender dietas especiais como as livres de glúten, colesterol e proteína animal. As sementes ainda podem inibir uma enzima relacionada à desativação de incretinas que  que estão envolvidas na secreção de insulina, sendo assim, o consumo do amaranto pode relacionar-se com a prevenção de diabetes.

Seu óleo também apresenta outro diferencial. “Apesar de possuir uma composição semelhante aos outros cereais, este possui grandes quantidades de hidrocarbonetos insaturados que reduzem o colesterol  sérico, diminuindo a pressão arterial e auxiliando na prevenção do câncer”, encerra Dra. Patrícia.

Site: www.patriciadiz.com.br

Instagram: @patriciadiznutricionista

Auxilio texto: Sergio Lucchesi – Agência Caro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
2 amaram

POSTS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a Mariah

Oiii bloguetes, sejam bem vindas (os) !!

Este é o nosso espaço, onde divido com vocês as minhas idéias, viagens, novidades sobre beleza e claro, vídeos pra lá de engraçados com dicas de cabelo, maquiagem, receitas… Tudo o que nós gostamos de saber!

O blog existe desde Outubro de 2007 e, quando comecei nessa vida de blogueira, não imaginava no que ele poderia se transformar um dia! Graças à vocês, que estão comigo todos os dias, o blog tem muitos acessos e ficou conhecido no Brasil e exterior.

Não posso deixar de mencionar um fato que sempre me faz muito feliz (muito mais do que acessos, comentários, anúncios),que é conhecer cada uma de vocês!!! Nada melhor do que fazer novas amizades, e até quem sabe, novos negócios!

Essa é a nossa casa! E vamos continuar com o nosso papinho de amigas (os)?

Beijos com carinho,
Mariah

Fale com a Mariah

Olá, bem vindos!!

Endereço para contato do Blog da Mariah:
Rua General Glicério, 870 / Centro / Araçatuba-SP / CEP: 16010-080

ou no email: [email protected]

Obrigada!!

Receba nossa newsletter

e acompanhe a Mariah nas redes sociais!

Anuncie

Tem interesse em anunciar no Blog da Mariah?
Por favor, não hesite em entrar em contato conosco no email

[email protected]

Obrigada!