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14 jan 2022

Frutas que podem ajudar no fortalecimento do organismo!

O ano já começou e, junto às novas metas e hábitos, é essencial não se esquecer dos cuidados diários com a saúde – e a atenção com a alimentação é um dos fatores mais importantes.

A ingestão de frutas é um dos melhores caminhos para aumentar a proteção contra diversas doenças. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica que elas são ótimas fontes de componentes antioxidantes, “que irão ajudar a manter o sistema imunológico mais resistente e capaz de enfrentar os agressores, como o vírus da gripe. Alguns desses componentes são as vitaminas C, E, os carotenóides e o licopeno”, diz.

Outra função muito importante, é o auxílio para o bom funcionamento do intestino, principalmente por serem fontes de fibras e água. “Nosso intestino é peça chave para uma boa resposta do nosso sistema imunológico. Geralmente, pessoas com problemas intestinais tendem a ter mais problemas com a imunidade”, ressalta a nutricionista.

Apesar da laranja ser a primeira fruta que pensamos quando o assunto é a recuperação de gripes e resfriados, por exemplo, há também outras excelentes opções como ameixa, pera e pêssego. Todas elas possuem vitamina C e são ricas em fibras, que ajudam indiretamente no reforço da nossa imunidade. Além disso, a ameixa e o pêssego são boas fontes de carotenóides, antioxidantes importantes para a saúde imunológica.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essas frutas poderosas, que tal incluí-las na sua rotina de um jeito fácil e delicioso? Confira a dica de receita da nutricionista Renata Guirau e não deixe de experimentar!

Suchá de laranja com gengibre

1 colher de sopa de gengibre picado

200mL de água

1 laranja sem casca e sem semente

Pedras de gelo (opcional)

Aqueça a água com os pedaços de gengibre até levantar fervura. Conte 5 minutos e desligue o fogo. Deixe esfriar e coe. Em seguida, bata no liquidificador ou mixer o chá de gengibre frio, a laranja e o gelo (opcional) e beba sem coar.

Se preferir, pode apenas misturar o chá com o suco da laranja espremida.

 

Fonte: Layane Fonseca ([email protected]) / Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti

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