Jujuba Joias
moda moda tendências tendencias viagens viagens beleza beleza decor decor cultura cultura culinária
Feed da Mariah Canal de Videos da Mariah VIEWS Visual 1 Visual 2 Visual 3

02 DEZ
2019
Etc
Dicas de alimentação saudável durante as festas de fim de ano!

Reunir familiares e amigos em volta de uma mesa¬†repleta de¬†comidas¬†variadas,¬†este √©¬†o cen√°rio das festas de fim de ano.¬†Doces, salgados, frituras¬†e¬†carnes,¬†h√°¬†op√ß√Ķes¬†para todos os gostos na ceia¬†de Natal e no R√©veillon.

Mas como aproveitar a comilan√ßa¬†caracter√≠stica¬†dessa¬†√©poca sem p√īr em risco a dieta e os exerc√≠cios f√≠sicos realizados ao longo do ano? Ou at√© mesmo evitar uma indisposi√ß√£o no dia seguinte?

Conversamos com a coordenadora de Nutri√ß√£o do Hospital Santa Catarina, Regina Stikan Carrijo,¬†que listou¬†dicas¬†para¬†aproveitar as festas sem comprometer a sa√ļde.¬†Confira:

1 - Moderação

A primeira dica da especialista é o consumo moderado. "Claro que não precisamos proibir as ceias. A regra é evitar os excessos e manter uma alimentação equilibrada nos demais dias", afirma.

De acordo com¬†ela, a¬†quantidade¬†de comida¬†indicada¬†varia de pessoa para pessoa.¬†A¬†recomenda√ß√£o √© consumir uma por√ß√£o de cada prato, sem repeti√ß√Ķes. "Assim d√° para aproveitar o card√°pio sem a necessidade de proibir um ou outro alimento".

2 - Prato balanceado

Escolha carnes mais magras (como peru ou chester),¬†sem gordura aparente,¬†e deixe as frituras de¬†lado. Assados e grelhados s√£o boas op√ß√Ķes. Prefira legumes ao inv√©s de embutidos e acrescente saladas, que s√£o de f√°cil digest√£o. "N√£o esque√ßa de bebidas leves e naturais,¬†sem corantes e aditivos,¬†que mant√™m o organismo hidratado. Inclua frutas frescas, pois √© uma √©poca de variedades que agradam qualquer paladar".

Se você for o cozinheiro, procure alternativas no modo de preparo: troque o frito pelo assado e use temperos naturais ao invés dos industrializados.

3 - Fique longe

"Alimentos gordurosos ou muito condimentados, exagerar nas bebidas alco√≥licas e o excesso de a√ß√ļcares, geralmente, s√£o causadores de desconforto e mal-estar", aponta a nutricionista.

Outra ideia que deve ser abolida é o jejum prolongado. Não comer pela manhã para se "esbaldar" na ceia pode causar distensão abdominal, desconforto digestivo, azia e enjoo.

Se voc√™ √© diab√©tico,¬†afaste-se de¬†a√ß√ļcares e gorduras;¬†d√™ prefer√™ncia a alimentos ricos em fibras.

4 - Atividade física

Regina destaca que a combinação de exercícios físicos com alimentação equilibrada deve ser rotina, mas nesta época, especificamente "auxiliam na queima de excessos".

5 - Beba com moderação

A bebida alco√≥lica s√≥¬†deve¬†ser consumida com modera√ß√£o e nunca em jejum. "√Č fundamental manter o organismo hidratado, pois o √°lcool provoca perda h√≠drica. Por¬†isso, intercale com √°gua ou suco de frutas naturais".
Auxilio texto: João Luiz Pinho da Silva (joao.silva@fsb.com.br) / Regina Stikan Carrijo (coordenadora de Nutrição do Hospital Santa Catarina)
Imagem: https://www.unimedfortaleza.com.br/

0 COMENTARIO SHARE
 
amaram 2 AMARAM

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.
Campos obrigatorios sao marcados com *

* Nome


* Email


Site


Comentario



Jujuba Joias
Paula Torres
MARIAH TV:
MY INSTAGRAMS
FACEBOOK
TWITTER
AMIGOS DA MARIAH
VIAGEM
LOOK DO DIA
DIY
BELEZA
CASAMENTO
BABY
MODA
ETC
ANUNCIE
SOBRE A MARIAH
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
FALE COM MARIAH
FACEBOOK
TWITTER
INSTAGRAM
MARIAH TV
CATEGORIAS AMIGOS DA MARIAH