Jujuba Jóias
moda
tendências
viagens
beleza
decor
cultura
culinária
11 set 2013

Cuidados na gravidez: a constipação

O assunto de hoje é um detalhe que me pegou de surpresa durante a minha gravidez: a constipação (intestino preso). Eu nunca tive esse tipo de problema, mas, durante os três primeiros meses, sofri com isso quase que diariamente. É um assunto delicado, né bloguetes? Nada legal para falar tão publicamente, mas quero ajudar as futuras mamães que estão passando ou vão passar por isso (quase a maioria passa!). Ninguém melhor que a Helena Borges para dar dicas e melhorar a nossa alimentação, tentando evitar a constipação.

Se preparar para este momento é muito importante, pois a nutrição inadequada com falta de nutrientes ou excesso de açúcares e gorduras é prejudicial para esta vida que está só começando. Portanto, uma alimentação correta e equilibrada nos permite recebermos melhor nosso bebê. 

No segundo e terceiro trimestre de gestação, precisamos aumentar a ingestão de vitaminas C e B6, e de minerais como cálcio, ferro e magnésio. Aumente o consumo de frutas cítricas, alho, aspargos, atum, couve-flor, banana, brócolis, grão de bico, lentilha, feijão, espinafre, couve, nozes, arroz integral, aveia, leite e derivados. Esses nutrientes são essenciais em todas as fases da gestação, porém nos últimos meses, o bebê suga as reservas da mãe.

Outro fator bastante comum nesta fase, que já citei no post anterior, é a constipação, que ocorre devido à ação dos hormônios. Como o bebê está maior acaba pressionando o intestino, e diminui seus movimentos. Vou passar algumas dicas que irão amenizar os desconfortos: 

* Aumente a ingestão de alimentos integrais;

* Não deixe de comer verduras cruas, quando possível consuma a casca;

* Pratique atividade física, melhora o funcionamento do intestino e ameniza os gases;

* Aumente a ingestão de líquidos entre as refeições;

* Coma frutas como ameixa, mamão e laranja com o bagaço;

* A ameixa seca tem várias propriedades nutricionais, e também alto poder laxativo, vocês já devem ter ouvido falar na “água de ameixa”. É assim: coloque as ameixas secas de molho num copo com água durante a noite, pela manhã em jejum, tome a água e consuma as ameixas.

Por hoje é só! Espero que, com estas dicas simples, vocês consigam se prevenir melhor contra este desconforto que é bem presente durante a gravidez. Até semana que vem! Beijos, Helena.

 

Email para contato com a Helena: [email protected]

Foto: Divulgação

143 amaram

POSTS RELACIONADOS

10 respostas

  1. Que dica maravilhosa!! Estou com 10 semanas e estou passando mal com os gases, o médico proibiu qualquer atividade física. Vou seguir as dica. Obrigadão! A dica da amamentação tb foi 10! Bjão

  2. Olá Mariah, primeiramente parabéns pela Maria Helena, ela é muito linda, que Deus a abençoe. Sobre o tema, muito pertinente, tive um bebê a pouco tempo (ele está com quatro meses e meio), e também sofri com constipação, especialmente no pós parto, pois me parece tratar-se de um efeito colateral da anestesia, foi muito sofrido, pois tive parto normal…. Por isso essas dicas são sempre muito válidas, mesmo sendo um assunto delicado de abordar muitas de nós sofremos com isso! Parabéns pelo blog, bjos

  3. Meninas,

    Estou grávida e tenho um carrinho Bugaboo Bee preto na caixa para vender.
    Esse foi o modelo que escolhi para mim -tenho um igualzinho e recomendo muito, pois fiquei muito satisfeita!
    O motivo da venda é só porque estou com dois idênticos!
    Interessadas: [email protected]
    beijos 🙂

  4. Nossa Senhora… eu não sabia disso quando engravidei!!! Por alguns momentos eu achei que tivesse que operar… Jesus!! sofri muito na minha primeira e na minha segunda gravidez.

  5. Nossa, Mariah, isso e mesmo muito chato, né? Você disse que teve esse problema nos três primeiros meses… Ja eu estou tendo agora que estou entrando no sexto mês… Aff, horrível! Também nunca tinha tido esse problema antes, agora sei como as pessoas que sofrem de prisão de ventre se sentem…
    Mas me conta uma coisa: vc resolveu so com a alimentação? Estou comendo muita fruta, grãos integrais, suco de laranja e nada… Minha medica passou um fitoterapico chamado PlantaBen, comecei há 3 dias, mas ainda são poucas as melhoras… Socoooorro, será que vou ficar assim até o final?
    Beijos!!!

  6. Assunto muito chato, mas muito importante! Também está me pegando no começo da gravidez! Como só as mudanças na alimentação não resolveram, marquei consulta com o nutrólogo e com o gastro para ver se alguém ajuda. Sempre tive, mas piorou muito desde que a gravidez chegou e o desconforto é grande. Parabéns! MA é linda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADE

AMIGOS DA
MARIAH:

FACEBOOK

TWITTER

Sobre a Mariah

Oiii bloguetes, sejam bem vindas (os) !!

Este é o nosso espaço, onde divido com vocês as minhas idéias, viagens, novidades sobre beleza e claro, vídeos pra lá de engraçados com dicas de cabelo, maquiagem, receitas… Tudo o que nós gostamos de saber!

O blog existe desde Outubro de 2007 e, quando comecei nessa vida de blogueira, não imaginava no que ele poderia se transformar um dia! Graças à vocês, que estão comigo todos os dias, o blog tem muitos acessos e ficou conhecido no Brasil e exterior.

Não posso deixar de mencionar um fato que sempre me faz muito feliz (muito mais do que acessos, comentários, anúncios),que é conhecer cada uma de vocês!!! Nada melhor do que fazer novas amizades, e até quem sabe, novos negócios!

Essa é a nossa casa! E vamos continuar com o nosso papinho de amigas (os)?

Beijos com carinho,
Mariah

Fale com a Mariah

Olá, bem vindos!!

Endereço para contato do Blog da Mariah:
Rua General Glicério, 870 / Centro / Araçatuba-SP / CEP: 16010-080

ou no email: [email protected]

Obrigada!!

Receba nossa newsletter

e acompanhe a Mariah nas redes sociais!

Anuncie

Tem interesse em anunciar no Blog da Mariah?
Por favor, não hesite em entrar em contato conosco no email

[email protected]

Obrigada!